Menu

Pesquisar
Close this search box.

Roda de Mulheres da ADUFSCar: espaço de escuta, acolhimento e força

Roda de Mulheres da ADUFSCar: espaço de escuta, acolhimento e força

A ADUFSCar realizou na última quarta-feira, 24 de agosto, a primeira edição do Roda de Mulheres, atividade que tem o objetivo de oferecer um espaço de acolhimento e escuta, no qual seja possível a troca de experiências e afetos vivenciados por professoras dentro de suas áreas de atuação, nos espaços institucionais, na vida pessoal e familiar, entre outros.

A temática escolhida para esse encontro, “Poder, Patriarcado e R(e)xistência”, foi discutida a partir da apreciação de uma produção artística de autoria de Carla Silva (DTO) e Fernanda Ribeiro, que mediaram a roda de conversa, e Paula Tatiana Cardoso. Repleta de analogias e simbologias, a instalação artística apresenta blocos de cimento com diferentes pesos, formatos e elementos visuais que se incorporam às peças em representação a histórias e narrativas de mulheres, constituindo-se como “blocos de r(e)xistência” em um contexto patriarcal e machista como o que vivemos.

Na abertura, a Profª Fernanda Castelano Rodrigues, presidenta da ADUFSCar, explicou que a realização da Roda de Mulheres é uma iniciativa do Comitê de Promoção de Igualdade, em parceria com o Comitê de Saúde Física e Mental, coordenado pela Tesoureira do Sindicato, profa. Paula Serrão: “Poder proporcionar espaços coletivos de debate sempre foi uma meta dessa nova gestão. Neste caso, voltados às questões de gênero, é algo muito significativo, pois permite construirmos uma rede de apoio às mulheres que fazem parte da nossa Universidade, é dar voz, é discutir assuntos que precisam ser colocados à mesa”, explicou.

Durante as falas, as participantes ressaltaram a importância desse espaço de acolhimento e formação para compreender as diferentes perspectivas feministas, refletir sobre questões complexas como a maternidade e os desafios das mulheres na vida acadêmica, além de construir coletivamente um ambiente de trabalho que seja mais solidário e igualitário.

A produção artística Poder, Patriarcado e R(e)xistência, de Carla Silva, Fernanda Ribeiro e Paula Tatiana Cardoso ficará exposta no Restaurante da ADUFSCar durante as próximas semanas, como um convite à reflexão sobre este tema que afeta a vida de todas as pessoas e, de modo muito particular, as condições de trabalho de toda a categoria docente.

A segunda Roda de Mulheres dará continuidade ao trabalho iniciado na primeira e acontecerá em 09 de setembro, sexta-feira, das 15h às 18h. Para participar, inscreva-se pelo e-mail adufscar@adufscar.org.br até o dia 02/9.

 

CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos do evento.

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo