Menu

Pesquisar
Close this search box.

A ADUFSCar

Fundada em 1º de fevereiro de 1978, a trajetória da ADUFSCar perpassa pela atuação de docentes no enfrentamento à ditadura civil-militar e no período de redemocratização do país, quando a entidade ainda era uma associação; e pela construção da luta por direitos e valorização da carreira docente. A pluralidade, o protagonismo e a defesa inegociável da democracia são as principais marcas da entidade, que nasce tendo uma mulher como sua primeira presidenta, a professora Yedda Botelho Salles.

Nesses 46 anos, a ADUFSCar consolidou-se com uma entidade combativa na defesa dos interesses das professoras e professores da UFSCar e do Instituto Federal de São Paulo (campus São Carlos), bem como de uma educação pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade, tendo participação efetiva nos mais importantes momentos ligados às lutas pelos direitos das/os trabalhadores/as em geral.

 

1978 a 2024: ADUFSCar plural e democrática

A entidade foi fundada como Associação de Docentes em 1978, quando a ditadura militar impedia a reunião de trabalhadoras/es em sindicato, e assim permaneceu até 1988, quando a Constituição Federal reconheceu o direito à sindicalização. A partir daí, então, a ADUFSCar passa a ser Seção Sindical do ANDES Sindicato Nacional, relação que se mantém até 2006. Entre 2006 e 2023, a ADUFSCar funciona como sindicato autônomo, vinculado ao PROIFES Federação. Em 2023, após um longo processo de discussão e com a decisão tomada em Assembleia Geral, a ADUFSCar está retomando sua relação com o ANDES SN e será novamente seção sindical. Todas essas formas jurídicas e político-organizacionais são constitutivas do que a ADUFSCar é e da pluralidade que a caracteriza.

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo