Menu

Pesquisar
Close this search box.

Memória ADUFSCar

 

ENTREVISTAS ESPECIAIS

 

Jornal ADUFSCar | Edição 11 – Outubro de 2023

João Pedrazzani relembra fundação da entidade e desafios da categoria

O ano de 2023 marca os 45 anos de fundação da ADUFSCar. São quatro décadas e meia de uma história que une luta e resistência e que foi escrita pelas/os professoras/res que estiveram à frente da entidade nas mais diversas Diretorias. Entre esses pioneiros, está João Carlos Pedrazzani, que tem uma longa história com a ADUFSCar.

 

Jornal ADUFSCar | Edição 7 – Julho de 2023

Para Valdemar Sguissardi, recuperar o poder dos sindicatos e das entidades de classe é o desafio futuro

Para resgatar a história de 45 anos de lutas e resistências do nosso Sindicato, o Jornal ADUFSCar entrevistou Valdemar Sguissardi, professor titular (aposentado) da UFSCar e presidente da ADUFSCar em 1982, que relembrou os principais acontecimentos e desafios da época, além de analisar a atual conjuntura e os desafios do movimento sindical para o próximo período.

 

Junho 2023 | Para reviver a história de fundação do Sindicato e seus primeiros anos, ainda sob o regime da última ditadura cívico-militar brasileira, e representada pela figura da professora Yedda Botelho Salles, primeira presidenta da entidade, a Diretoria da ADUFSCar convidou seu filho, o professor André Salles de Carvalho, para homenagear todas as diretorias que contribuíram com a construção da ADUFSCar desde 1978, e também nos contar um pouco sobre a história dessa mulher tão importante na trajetória da entidade.

Junho 2023 | Vídeo da Solenidade de 45 anos da ADUFSCar – Parte I;  Vídeo da Solenidade de 45 anos  – Parte II 

 

Jornal ADUFSCar | Edição 5 – Março de 2023

Entrevista com Nilsônia Marmo, que trabalhou 18 anos na ADUFSCar

Nilsônia Marmo trabalhou durante 18 anos na ADUFSCar. Hoje aposentada, a ex-secretária recorda com muito carinho de tudo que viveu no Sindicato e, principalmente, os desafios dos primeiros anos da então Associação. 

 

 

Jornal ADUFSCar | Edição 2 – Maio de 2022

A história por quem a escreveu: entrevista com Géria Montanar Franco

Historicamente, as mulheres trabalhadoras sempre estiveram na linha de frente das lutas populares por direitos e por melhores condições de vida. Na segunda edição do Jornal ADUFSCar, conversamos com a prof.ª Géria Montanar, que presidiu a entidade no biênio 1987/1988, período bem agitado, pois eram tempos da Constituinte que viria encerrar formalmente o período ditatorial no Brasil.

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo