Menu

Pesquisar
Close this search box.

Nota da ADUFSCar sobre circulação de mensagens fakenews e paralisação do movimento estudantil

Nota da ADUFSCar sobre circulação de mensagens fakenews e paralisação do movimento estudantil

A Diretoria da ADUFSCar teve acesso a um áudio disseminado por Whatsapp nos últimos dias, cujas origem e autoria desconhecemos, mas que supostamente teria sido produzido um professor. Esse áudio apresenta várias ilações com relação à atuação da Diretoria da ADUFSCar afirmando, por exemplo, que estaríamos construindo uma “tática de guerrilha” para aprovar a greve da categoria docente na Assembleia que realizaremos hoje, segunda-feira, 29/4. Também diz que estaríamos instruindo o DCE a nos ajudar na luta pela greve, usando a entidade estudantil como “bucha de canhão”. A Diretoria da ADUFSCar, em primeiro lugar, lamenta que um conteúdo com tamanho grau de desinformação esteja circulando entre a comunidade universitária. As posições políticas da Diretoria da ADUFSCar são transparentes e estão todas escritas em materiais que vêm sendo divulgados por nossa Comunicação ao longo de toda a nossa gestão. Ao longo das assembleias setoriais que realizamos nos quatro campi da UFSCar e na reunião online que fizemos com professores e professoras do Instituto Federal de São Paulo, campus São Carlos, expusemos os dados e os argumentos que levaram a Diretoria a se posicionar favoravelmente à adesão da ADUFSCar à greve em curso; essas assembleia foram pautadas pelo cuidado e o respeito com todas as diferentes posições explicitadas.

A Diretoria da ADUFSCar esclarece ainda que, apesar de nossa atuação unificada no Comitê Multicampi de Lutas juntamente com SINTUFSCar, DCE e APG, cada entidade de categoria se organiza com independência e autonomia. Esse Comitê tem realizado atividades como, por exemplo, plenárias conjuntas e distribuição de materiais impressos planjeados de forma conjunta e é nesse tipo de ação que temos unidade. ADUFSCar, SINTUFSCar, DCE e APG se respeitam e entendem que cada uma das entidades tem autonomia para construir suas pautas de luta, suas formas de luta, seus mecanismos de comunicação com as bases etc.

O movimento estudantil não é em absoluto tutelado pela ADUFSCar ou por qualquer outra entidade da comunidade universitária. Tanto o movimento estudantil quanto o movimento sindical têm autonomia para sua tomada de decisão.

Hoje, 29/4, pela manhã, no campus São Carlos, estudantes em paralisação organizaram piquetes na frentes do ATs, impedindo a entrada e o acesso às salas de aula. Não é verdade que a Diretoria da ADUFSCar “instruiu o DCE” ou “incentivou” esses atos. Essa é mais uma ilação que consideramos bastante perigosa porque tenta disseminar uma compreensão completamente equivocada tanto do funcionamento e das ações da Diretoria da ADUFSCar quanto do modo com as entidades de categoria se relacionam entre si neste contexto de mobilização.

Desde que assumimos nosso mandato na ADUFSCar, as posições defendidas por nossa Diretoria foram amplamente divulgadas e sempre realizamos a discussão em torno de todo e qualquer assunto com nossas associadas/os, executado estritamente o que nossa categoria decide em assembleia, nosso espaços legítimos de debate, enfrentamento político e deliberação. As Diretorias dos biênios 2021-2023 e 2023-2025 sempre executou, como é seu dever estatutário, as decisões da maioria da categoria tomadas em Assembleia e é exatamente isso o que faremos hoje.

Convidamos, uma vez mais, todas e todos à participação nessa primeira assembleia presencial multicampi, em que temos uma importante decisão a tomar. Recordamos, como vimos explicando, que a votação para deliberação será presencial e o resultado, que expressará o desejo da maioria da categoria docente para esse momento de mobilização pela defesa da Educação Superior pública e por nossa campanha salarial, será executado pela Diretoria.  Até a assembleia!

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo