Menu

Pesquisar
Close this search box.

Plenária Multicategoria debate futuro das Ifes e mobilização conjunta em defesa da Educação

Plenária Multicategoria debate futuro das Ifes e mobilização conjunta em defesa da Educação

O Comitê Multicampi de Lutas da UFSCar realizou ontem, 03 de abril, uma plenária virtual para discutir a conjuntura atual de greve das/os servidoras/es públicas/os e as mobilizações conjuntas em defesa da Educação. Com a participação de cerca de 150 pessoas – entre estudantes, técnicas/os administrativas/os e docentes dos quatro campi da UFSCar -, a atividade ocorreu no âmbito do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação convocado pelo Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e entidades sindicais como parte do calendário de luta das/os servidoras/es federais em todo o país por recomposição salarial e em defesa do serviço público.

Logo no início da plenária, a coordenadora geral do SINTUFSCar, Vânia Gonçalves, relatou como está o movimento grevista das/os técnicas/os administrativas/os da UFSCar iniciado em 11 de março, em adesão à paralisação nacional, e afirmou que não haverá prejuízos à comunidade da UFSCar no que se refere a salários, bolsas ou empregos no atual estágio da greve das/os servidoras/es. A presidenta da ADUFSCar, profa. Fernanda Castelano Rodrigues, também atualizou as/os presentes sobre a mobilização na categoria docente, destacando que as/os professoras/es encaminharam não paralisar e nem fazer greve neste momento, mas sim intensificar as atividades de mobilização em torno da pauta unificada de reivindicação e realização de um debate mais aprofundado em todos os campi sobre a proposta de construção de greve durante o mês de abril.

Representando o movimento estudantil, Juliana (DCE) e Marcelo Hayashi(APG) pontuaram os desafios para a permanência estudantil, tendo em vista os diversos cortes na educação nos últimos anos e a luta por bolsas com valores dignos; a precarização do serviço público; a necessidade da mobilização conjunta pelo fim do novo teto de gastos e o aumento do orçamento para as Instituições Federais de Ensino (Ifes).

Para as entidades que compõem o Comitê Multicampi de Lutas, a plenária teve um caráter importantíssimo, pois representa a unidade e a articulação das categorias com propostas de ações em defesa da retomada dos investimentos nas universidades públicas, da UFSCar e da Educação. A partir das falas e contribuições das/os participantes, foram encaminhadas 3 ações imediatas: o apoio do Comitê à greve das/os técnicas/os administrativas/os da UFSCar, mobilização permanente das categorias e a organização/participação na Marcha que acontecerá no dia 17 de abril, em Brasília, que integra a Jornada de Lutas do Fonasefe.

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo