Menu

Pesquisar
Close this search box.

MOBILIZAÇÃO EM BRASÍLIA | 24 de janeiro é dia de luta das aposentadas e dos aposentados

MOBILIZAÇÃO EM BRASÍLIA | 24 de janeiro é dia de luta das aposentadas e dos aposentados

Hoje é o Dia Nacional dos Aposentados, e o Fonasefe destaca a importância de respeitar e valorizar os trabalhadores e trabalhadoras que tanto contribuíram para a sociedade. Como representantes dos servidores públicos federais, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, luta por um reajuste salarial que contemple também os aposentados, compreendendo a previdência social como um sistema de proteção social, e reivindica o fim da contribuição de aposentados e pensionistas.
Ao longo dos últimos 8 anos, a inflação impactou significativamente a vida dessas pessoas, com seus ganhos congelados, tornando os valores de aposentadoria insuficientes para suprir suas necessidades básicas.
Apesar dos recentes aumentos de 51,9% no auxílio-alimentação, 51% no auxílio-saúde e 51% no auxílio-creche, é crucial destacar que tais benefícios propostos não alcançam mais que a metade da categoria. Os aposentados e pensionistas continuam em situação crítica sem nenhum avanço.
Nós, servidores e servidoras públicas brasileiros, quando nos aposentamos, continuamos contribuindo com a previdência social, algo que só acontece no Brasil. Para piorar, nos últimos anos, houve redução das concessões administrativas de benefícios, elevação dos indeferimentos e das concessões judiciais do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) de 1% para 14,5% (dados de 2001 a 2022).
Para quem ainda não se aposentou, a Seguridade Social está cada vez menor e mais complicada. Tivemos elevação das alíquotas e do tempo de contribuição, ao mesmo tempo que houve redução dos benefícios e do tempo de usufruto, consequências de medidas impostas nas contrarreformas ocorridas ao longo dos anos.
Neste dia comemorativo, o Fonasefe não só agradece pela importante trajetória de cada servidor aposentado, mas também reafirma seu compromisso em continuar na luta pelos direitos desses trabalhadores.
Hoje, o Fonasefe esteve em frente ao Palácio do Planalto desde as 10h no ato do Dia Nacional dos Aposentados do Serviço Público para defender o direito dos aposentados.
Juntos, garantiremos que suas contribuições sejam devidamente reconhecidas!
Do Fonasefe

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo