Menu

Pesquisar
Close this search box.

LUTA SINDICAL | ADUFSCar lança campanha contra criminalização dos movimentos sociais

LUTA SINDICAL | ADUFSCar lança campanha contra criminalização dos movimentos sociais

Um dos momentos marcantes da Assembleia Geral de Posse da Diretoria do biênio 2023-2025, foi o lançamento da campanha contra a judicialização e criminalização da luta dos movimentos sindicais, sociais e estudantis. Ao longo de todo o processo eleitoral da ADUFSCar, uma inaceitável conduta de disseminação de desinformação e inverdades ganharam espaço na categoria e agora, após finalizado o pleito e proclamada sua derrota, a oposição não reconhece o resultado das eleições.

Em seu discurso, a presidenta reeleita, profa. Fernanda Castelano Rodrigues, afirmou ser inaceitável que os mesmos discursos e procedimentos vividos recentemente no Brasil e que colocaram em risco a democracia tenham espaço no movimento sindical e também na UFSCar e no IFSP-São Carlos. “Não podemos permitir que um processo eleitoral como o que tivemos na ADUFSCar, totalmente confiável, transparente e legítimo, acompanhado por assessoria e auditoria externa especializadas em segurança cibernética e com o maior número de votantes da história da entidade seja colocado sob suspeição por quem perdeu a eleição mais uma vez”, disse ela.

Outra questão abordada é que essas posturas no movimento sindical operam no sentido de afastar, cada vez mais, as pessoas verdadeiramente interessadas em lutar pelos direitos da categoria. “Parece ser inaceitável para quem se apega ao poder e não consegue aceitar que a decisão da categoria é soberana, que tal ou qual pessoa não está mais na direção da entidade e que ninguém pode intervir nem manipular os resultados de um processo democrático que culminou na decisão das associadas/os!”, disse a presidenta da entidade.

Como será a Campanha

Com o apoio do Comitê Multicampi de Lutas, a ADUFSCar está organizando um ciclo de atividades para o próximo período, que contarão com lives, debates, rodas de conversas, a fim de provocar uma reflexão e discussão acerca do direito de organização e manifestação política, que são fundamentais na luta pelos direitos e democracia.

O primeiro convidado já confirmado a participação da ação é o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP), Dr. Alfredo Attié. O magistrado é Mestre em Direito e Doutor em Filosofia na Universidade de São Paulo (USP), autor das obras “A Reconstrução do Direito” e “Montesquieu”. Recentemente, assumiu a presidência da Academia Paulista de Direito.
Fique de olho em nossos canais de comunicação! Em breve, todas as informações e data da atividade serão divulgadas.

Mais lidas

plugins premium WordPress
Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo