Menu

Pesquisar
Close this search box.

INFORME DA DIRETORIA | ADUFSCar participa do 42º Congresso do ANDES-SN

INFORME DA DIRETORIA | ADUFSCar participa do 42º Congresso do ANDES-SN

Com o tema “Reverter as contrarreformas, em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”, o 42º Congresso do ANDES-SN teve início na segunda-feira (26/2) e segue até 1º de março, em Fortaleza (CE). Convidada a participar do evento pela Direção do Sindicato Nacional, a Diretoria da ADUFSCar aceitou o convite.

Durante o Congresso, ocorrerá o anúncio da reincorporação da ADUFSCar como Seção Sindical do ANDES – SN. Este momento marca o encerramento de um período de meses de negociações políticas entre as entidades local e nacional para a concretização da decisão tomada pelas/os docentes associadas/os da entidade pela reincorporação da ADUFSCar ao ANDES/SN, tomada em Assembleia Geral realizada em junho de 2023.

O Congresso
A participação estimada é de mais de 700 pessoas, entre delegadas/os (465), observadoras/es (168) e convidadas/s (13), além de jornalistas e assessores jurídicos. Realizado anualmente com presença de mais de uma centena de seções sindicais de todo o país, este é o mais importante espaço de debate e deliberação do Sindicato Nacional, onde são discutidos os rumos da luta docente.

O Caderno de Textos desta edição do congresso é composto por teses sobre os quatro temas centrais a serem debatidos nos grupos mistos e nas plenárias: I. Conjuntura e Movimento Docente; II. Plano de Lutas dos Setores; III. Plano Geral de Lutas; e IV. Questões Organizativas e Financeiras. Acesse aqui o Caderno de Textos do 42º Congresso

Além da profa. Fernanda Castelano Rodrigues, presidenta da ADUFSCar, a delegação da entidade é composta pelo vice-presidente, prof. Marcos Soares, pelo representante do campus Sorocaba, prof. Aluisio Finazzi Porto, pela representante da ADUFSCar no Observatório do Conhecimento, profa. Monica Stival, e pelo conselheiro fiscal, prof. Joelson Gonçalves de Carvalho.

Atualização sobre as tratativas jurídicas
As assessorias da ADUFSCar e do ANDES – SN estão trabalhando em conjunto nas tratativas jurídicas, contábeis e administrativas para cumprir a deliberação da categoria. Pontos como a alteração do CPNJ da ADUFSCar, a vinculação de associadas/os docentes da UFSCar e do IFSP e o pagamento dos repasses mensais para a entidade nacional estão em curso e a expectativa é que em breve a regularização burocrática e jurídica seja concluída.

Representação no Proifes está suspensa
Conforme já informado às/aos associadas/os, a Diretoria da ADUFSCar sempre esteve disposta a cumprir com todos os compromissos assumidos junto ao Proifes Federação até que a transição para o ANDES – SN fosse totalmente finalizada (política e juridicamente).

No entanto, na primeira reunião da nova diretoria do Proifes, eleita para o período 2024-2027, ocorrida nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro, em Brasília/DF, a presidenta e o vice-presidente da ADUFSCar, integrantes dessa diretoria eleita, foram duramente constrangidos por alguns membros da Federação.

No segundo dia de reunião, ao serem questionados sobre a permanência da ADUFSCar no Proifes, a profa. Fernanda Castelano e o prof. Marcos Soares novamente reafirmaram seu compromisso com as agendas sindicais da Federação e com o pagamento mensal à entidade, deixando claro que, até a conclusão do processo de reincorporação ao ANDES, a ADUFSCar manteria seu vínculo com o Proifes. Ambos relembraram que até aquele momento, as/os representantes da ADUFSCar na diretoria e nos conselhos do Proifes não tinham se eximido de nenhuma responsabilidade que lhes cabia e que, a cada avanço no processo de reincorporação deliberado pelas/os associadas/os da nossa entidade, os detalhes eram informados sempre de maneira transparente à presidência da Federação. Alguns dirigentes, porém, fizeram falas ofensivas e acusatórias dirigidas à profa. Fernanda e ao prof. Marcos, chegando até mesmo a afirmar que sua permanência nas reuniões da diretoria do Proifes intimidava diretores que não expunham sua opinião com confiança. Diante dessa postura que colocava em suspeição a idoneidade dos representantes da ADUFSCar no Proifes e do clima de animosidade, nossa presidenta e nosso vice-presidente não tiveram outra alternativa a não ser pedir a suspensão da participação de nossos representantes nas instâncias da Federação, o que foi colocado em apreciação pelo presidente do Proifes, prof. Wellington Duarte, e aceito consensualmente por todas as pessoas presentes. Em 05 de fevereiro, então, a ADUFSCar encaminhou ao Proifes ofício em que oficializava a suspensão de sua participação na entidade, a partir deste mês.

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo