DIREITOS | ADUFSCar celebra política de acesso e permanência das pessoas trans na UFSCar

DIREITOS | ADUFSCar celebra política de acesso e permanência das pessoas trans na UFSCar

Tendo como um de seus compromissos a luta por uma Universidade mais diversa, democrática e inclusiva, a ADUFSCar celebra a aprovação da política de acesso e permanência de pessoas trans, ocorrida na última sexta-feira (25), durante reunião do Conselho Universitário (ConsUni). A nova política disponibilizará uma vaga adicional para pessoas trans em cada um dos cursos de graduação presenciais da UFSCar e representa um importante passo rumo à justiça social.

A garantia de políticas inclusivas para que a população trans tenha acesso à educação de qualidade contribuem para a existência de um ambiente acadêmico diverso e plural, como deve ser, além de reparar as injustiças sofridas por populações historicamente marginalizadas. Segundo o “Dossiê: Registro Nacional de Mortes de Pessoas Trans no Brasil em 2024: da Expectativa de Morte a um Olhar para a Presença Viva de Estudantes Trans na Educação Básica Brasileira”, da Rede Trans Brasil, o Brasil segue sendo, pelo 17º ano consecutivo, o país que mais mata pessoas trans no mundo.

As barreiras ao acesso e à permanência de pessoas trans no ensino superior ainda são enormes, mas a resistência também é! A ADUFSCar enaltece esse importante avanço das ações afirmativas na Universidade e segue na luta para garantir a expansão e a democratização do acesso ao Ensino Superior no Brasil!

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo