Na noite de ontem (08), a presidente da ADUFSCar, profa. Fernanda Castelano Rodrigues, foi a mediadora convidada do projeto Cineclube Somos Cultura, realizado pela Coordenadoria de Cultura (CCult) em parceria com o CineUFSCar, no Teatro de Bolso da UFSCar São Carlos (DAC – área sul).
O primeiro curta-metragem escolhido para a sessão coletiva foi “Chão de Fábrica”, que retrata a relação cotidiana entre quatro trabalhadoras em uma indústria metalúrgica de São Bernardo no ano de 1979.
Questões como a participação das mulheres em greves e no movimento sindical, as imposições sociais e culturais, a maternidade em meio a rotina intensa de trabalho, a organização e luta das mulheres dos anos 70 por direitos foram temáticas levantadas no debate entre as/os participantes.
Para a profa. Fernanda, a iniciativa do projeto é importante para promover cultura e fomentar o diálogo em um espaço de ampla democratização. “A história do sindicalismo sempre foi contada por homens. Os espaços de poder e representatividade muito é colocada e narrada por homens. (…) Hoje estou aqui falando como sindicalista e esse espaço é necessário porque a noção do coletivo está cada vez mais se perdendo; estamos desfrutando cada vez menos de espaços de criar o comum, criar o coletivo”, destacou a presidenta da entidade.
Sobre o projeto
O Cineclube Somos Cultura ocorre semanalmente, às quartas-feiras, das 17h30 às 18h30. Os filmes são escolhidos mensalmente pela curadoria, a partir do acervo da EcoFalante. Em maio, mês marcado pelo Dia Internacional da Trabalhadora o do Trabalhador, a programação contará com quatro filmes cuja temática principal é o trabalho. A programação pode ser conferida nas redes sociais da CCult.