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Conselho Fiscal aprova início de reforma e ampliação da sede administrativa de São Carlos

Conselho Fiscal aprova início de reforma e ampliação da sede administrativa de São Carlos

Na última terça-feira, 28 de novembro, o Conselho Fiscal da ADUFSCar se reuniu virtualmente para analisar o projeto de reforma e ampliação da sede administrativa no campus São Carlos. Presidida pela profa. Fernanda Castelano Rodrigues, a reunião contou com a presença do prof.  André Faria de Moura, 1º secretário, da 1ª tesoureira da entidade, profa. Paula Serrão, e de 27 conselhereiras/os.

O projeto já havia sido aprovado integralmente no mês de agosto pela Secretaria Geral de Gestão do Espaço Físico (SeGEF). A documentação enviada previamente para análise  das/dos conselheiros reunia planta do projeto, planilha descritiva, orçamentos, planejamento de etapas e prazos para execução. Detalhes técnicos e orçamentários foram apresentados pelo arquiteto e engenheiro responsável pelo projeto, Bile Carbonero, e pela gerente administrativa da ADUFSCar, Fernanda de Carvalho Coimbrão.

A profa. Fernanda Castelano Rodrigues iniciou a reunião do Conselho Fiscal esclarecendo às/os presentes que as melhorias, ampliações e realização de obras nas sedes da ADUFSCar precisam ser realizadas de acordo com as normas da UFSCar, uma vez que todas as edificações dentro dos campi pertencem à Universidade e são de usufruto da nossa entidade sindical por meio de um contrato de comodato. Atualmente, a Diretoria também está trabalhando para a regularização desses contratos, uma vez que a sede de São Carlos é a única que possui esse acordo firmado e regular com a UFSCar.

Na sequência, o arquiteto e engenheiro responsável pelo projeto explicou que a casa é uma das poucas remanescentes da época de fundação da UFSCar, na década de 60. Atualmente, o prédio que sofre com muitas rachaduras, também tem problemas de iluminação, comprometida pelo acabamento feito com revestimentos escuros e forros de madeira; tem poucas aberturas, o que dificulta a circulação de ar; e necessita de adequações para garantir áreas de acessibilidade exigidas pela legislação atual para os prédios em locais públicos. A gerente administrativa da ADUFSCar, por sua vez, destacou que o valor estimado da obra será proveniente dos atuais investimentos/aplicações da entidade, e não da receita mensal arrecadada.

Realizados os esclarecimentos e após as manifestações de conselheiras/os presentes, o CF deliberou pela aprovação do orçamento da empresa Grupo Fragalli Construções para a realização da obra, cujo valor total estimado é de R$502.284,30, com prazo de execução de 150 dias.

Onde vai funcionar a sede administrativa ADUFSCar durante a reforma?
Um dos principais desafios para viabilizar a realização dessa reforma da sede de São Carlos é realocar as trabalhadoras do setor administrativo e de comunicação da entidade e possibilitar que os serviços prestados às/aos associados tenham continuidade com eficiência durante a obra. Para isso, será utilizado o espaço do auditório da ADUFSCar, que fica no segundo andar do prédio do restaurante, o que nos possibilitará manter o atendimento no interior do campus, sem a necessidade de pagamento de aluguel em imóvel externo.

E para onde vai o café com paçoca?
Sabendo da importância que o “Espaço café” das nossas sedes tem para nossas/os associadas/os, considerado como um verdadeiro refúgio de acolhimento para os horários de intervalos das/os docentes ou para o café com paçoca depois do almoço, uma das maiores preocupações da Diretoria era a de encontrar uma opção que possibilitasse a continuidade das atividades desse local tão saudável e relaxante ao logo desses aproximadamente seis meses em que acontecerá a reforma. Nossa gerente administrativa pesquisou diversas opções e estamos em negociação com a Prefeitura do campus de São Carlos para acertar alguns detalhes. Em breve, divulgaremos a informação completa sobre essa novidade, mas pedimos que desde já, fiquem tranquilas/os porque nosso “Espaço café” estará garantido!

Memória
No final de 2021, ao assumir a gestão da entidade no biênio anterior, a Diretoria solicitou uma avaliação técnica detalhada da infraestrutura física do prédio, que diagnosticou questões estruturais que exigiam manutenção e melhorias para garantir a segurança de quem utiliza o espaço, além de apontar a necessidade de ampliação das áreas de trabalho da equipe da ADUFSCar e de socialização e convivência para as/os associadas/os. Desde então, uma proposta de projeto que preservasse e valorizasse o patrimônio arquitetônico da casa que abriga a sede administrativa, e que faz parte da memória afetiva de várias gerações da comunidade da UFSCar, vem sendo trabalhada pela Diretoria e com a colaboração de várias/os docentes que acompanharam, inclusive, a primeira reforma realizada neste local no período em que deixou de ser ocupado pelo Banco do Brasil e passou a ser a sede da entidade nos anos 90.

Reforma da sede de Araras
O projeto de reforma e ampliação da sede no campus Araras também já foi aprovado pela SeGEF. A Diretoria está aguardando o recebimento dos orçamentos para encaminhar a documentação completa às/aos conselheiras/os para apreciação e deliberação em reunião que deverá ser convocada para a segunda quinzena de janeiro de 2024.

 

Informe da Diretoria do biênio 2023-2025

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