Menu

Pesquisar
Close this search box.

CF aprova Prestação de Contas 2023, Previsão Orçamentária 2024 e início da reforma da sede de Araras

CF aprova Prestação de Contas 2023, Previsão Orçamentária 2024 e início da reforma da sede de Araras

O Conselho Fiscal (CF) da ADUFSCar se reuniu no dia 06 de março para apreciação e deliberação do orçamento da reforma da sede da entidade em Araras, da Prestação de Contas referente ao ano de 2023 e da Previsão Orçamentária para 2024. Com a presença de 21 das/os 32 conselheiras/os eleitas/os para o biênio 2023-2025, todos os pontos de pauta foram aprovados por unanimidade.

A presidenta da ADUFSCar, profa. Fernanda Castelano Rodrigues, iniciou a reunião apresentando o primeiro ponto a ser analisado pelas/os conselheiras/os: o orçamento para o projeto de ampliação e reforma da sede da ADUFSCar no campus de Araras, que completará 24 anos de fundação em dezembro. Durante seu esclarecimento, destacou que o projeto já está completamente aprovado e liberado para execução pela Secretaria Geral de Gestão do Espaço Físico (SeGEF) da UFSCar e relembrou que, em abril do ano passado, o CF também já havia feito uma primeira apreciação da proposta.

Na sequência, o orçamento do projeto foi apresentado pela profa. Nataly Lopes, atual 2ª Secretária da ADUFSCar e responsável pelas tratativas para realização do projeto desde 2022, quando era representante do campus Araras na Diretoria do biênio anterior. Em sua explanação, a professora recapitulou que, há alguns anos, foi aprovado um projeto que previa a construção de um anfiteatro da ADUFSCar em Araras, mas que essa proposta não avançou e agora, já não contemplava mais as necessidades das/os docentes daquele campus, em virtude do surgimento de outras demandas com a retomada do trabalho presencial pós-pandemia. A atual proposta prevê a utilização do espaço já existente no local, porém, com adequações na infraestrutura, iluminação e melhorias que tornarão o espaço das/os docentes um lugar de convívio, acolhimento e descanso, com sala multiuso, espaço para eventos, sala ampla para melhor atendimento das/os associadas/os, além das necessárias adequações de inclusão e acessibilidade. O valor aprovado pelo CF para a execução da obra é de R$ 575.061,46 e o recurso virá do fundo de investimentos que a ADUFSCar possui. A presidenta da ADUFSCar ressaltou que, se no decorrer da obra, houver imprevistos que façam esse valor ultrapassar a margem de 10% de diferença, a Diretoria assume o compromisso de convocar o Conselho Fiscal para avaliação e autorização da liberação desses novos recursos.

Prestação de Contas 2023 e Previsão Orçamentária 2024
Com o objetivo de dar maior transparência à divulgação dos dados referentes à utilização dos recursos advindos da receita anual, a Diretoria e a equipe de trabalhadoras da ADUFSCar tem trabalhado no aperfeiçoamento da prestação de contas da entidade. No caso da Prestação de Contas referente ao ano de 2023, foram enviadas para análise do CF as planilhas descritivas detalhadas da utilização dos recursos, os extratos bancários mensais das contas correntes e aplicações/investimentos, além de um relatório que especificava os itens de maior destaque na utilização dos recursos ao longo do ano.

No primeiro momento da exposição, a profa. Fernanda Castelano Rodrigues comentou que a gestão do biênio 2021-2023 instaurou um processo de auditoria das contas da entidade do ano de 2022, a fim de garantir verdadeiro cuidado e responsabilidade na execução dos recursos provenientes da contribuição mensal das/os associadas/os. A presidenta da ADUFSCar afirmou ainda que as contas de 2023 e 2024 passarão por esse mesmo processo. O relatório completo da empresa que realizou a auditoria também foi enviado para apreciação do Conselho Fiscal.

A profa. Paula Serrão, 1ª Tesoureira da ADUFSCar, iniciou a apresentação da Prestação de Contas ressaltando que a previsão orçamentária para o ano de 2023, aprovada em Assembleia Geral no início do ano passado, foi devidamente respeitada, tendo sido utilizado um valor inferior ao que estava previsto, considerando, inclusive, um cenário de aumento de despesas como, por exemplo, a concessão de benefícios que eram antigas reivindicações das trabalhadoras da entidade, como a implantação do ticket alimentação e o reajuste salarial com base na inflação acumulada no período de 12 meses. Outros dois pontos destacados foram o aumento da arrecadação financeira por conta tanto de novas/os associadas/os à entidade quando do reajuste salarial da categoria, além do rendimento das aplicações financeiras, que cresceu 23% nos últimos 2 anos.  A Prestação de Contas do exercício 2023 também foi aprovada por unanimidade pelas/os conselheiras/os presentes.

No terceiro item de pauta da reunião, a Previsão Orçamentária do ano de 2024, a profa. Paula detalhou as atividades planejadas pela Diretoria e a previsão dos recursos financeiros para sua execução durante esse ano. Nesse momento, a 1ª Tesoureira da entidade lembrou que os fundos para realização das obras nas sedes de São Carlos e Araras serão provenientes de aplicações/investimentos da ADUFSCar, como já aprovado anteriormente, e que, portanto, os recursos para estas obras não estão incluídos na utilização da receita de 2024. A gerente administrativa da ADUFSCar, Fernanda de Carvalho Coimbrão, respondeu algumas questões colocadas por conselheiras/os. Também de forma unânime, foi aprovada a Previsão Orçamentária para 2024.

Ao término da Reunião do Conselho Fiscal, a presidenta agradeceu a participação de todas/os e reforçou o compromisso da Diretoria com a transparência e a eficiência na gestão dos recursos da ADUFSCar.

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo