Menu

Pesquisar
Close this search box.

ALERTA DE CRISE | Orçamento do Conhecimento é Metade de 10 anos atrás

ALERTA DE CRISE | Orçamento do Conhecimento é Metade de 10 anos atrás

O Observatório do Conhecimento revelou uma crise profunda no financiamento da educação e ciência no Brasil. O estudo lançado em coletiva de imprensa mostra que, comparado a 2014, o orçamento de 2024 é apenas metade do que era – uma perda acumulada de R$ 117 bilhões!
As universidades federais estão em um estado de asfixia financeira, com o orçamento de 2024 representando só 44,05% do valor de uma década atrás. Esta dramática redução ameaça não apenas a qualidade do ensino superior, mas também políticas de inclusão como a Lei de Cotas e o REUNI.
Os sucessivos cortes que o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações enfrentam, compromete o avanço científico e tecnológico do país.
Agências como a Capes e o CNPq, essenciais para a pesquisa e educação, seguem um caminho preocupante de redução de orçamento desde 2016.
É hora de agir! O relatório do Observatório do Conhecimento é um chamado urgente para que a PLOA 2024, que deve ser votada nos próximos dias, recomponha o orçamento da produção de conhecimento no Brasil. Converse com seu deputado!
Do Observatório do Conhecimento 

Mais lidas

plugins premium WordPress
Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo