Menu

Pesquisar
Close this search box.

31 de março é dia de Mobilização Nacional

31 de março é dia de Mobilização Nacional

31 de março é dia de Ato Nacional em defesa das Universidades e Institutos Federais

 

Na próxima quinta-feira, 31 de março, o PROIFES-Federação promoverá um Ato Nacional em Defesa das Universidades Pública e dos Institutos Federais. O evento tem o objetivo de defender as instituições federais de ensino superior (IFES) públicas dos ataques que lhes são impostos pelo governo federal e chamar a atenção para a campanha salarial em curso.

O ato deve reforçar que os investimentos em Ciência e Tecnologia são estratégicos para o crescimento e o desenvolvimento do país, o que torna urgente recompor os orçamentos das entidades financiadoras da pesquisa (CNPq, Finep, Capes, FNDCT), nos melhores patamares alcançados antes de 2016. Também a autonomia universitária, prevista no artigo 207 da Constituição Federal de 1988, será defendida, uma vez que já são 21 IFES com nomeações de reitores que, ao não serem os primeiros colocados nas listas tríplices, não acatam a vontade das comunidades universitárias.

Ao longo do dia serão promovidas atividades, em diferentes locais e horários, pelos sindicatos para reforçar à população a importância da produção científica, que se mostrou ainda mais necessária no contexto da pandemia de Covid-19. A partir das 18h, às redes sociais da federação, da ADUFSCar e dos demais sindicatos federados transmitirão uma live com as/os seguintes convidadas/os já confirmados: Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC; Luiz Davidovich, presidente da ABC; Marcus Vinicius David, presidente da ANDIFES; Fátima Silva, secretária geral da CNTE; Heleno Manoel Gomes Araújo Filho, coordenador geral da FNPE; Fabio Guedes, secretário executivo do ICTP.Br; Cláudio Alex Jorge da Rocha, presidente do CONIF; Adilson Gonçalves de Araújo, presidente da CTB; Ângela Lobo Costa; presidenta da ATENS; Sérgio Ronaldo da Silva, secretário geral da FONASEFE/Condsef; Sérgio Nobre, presidente da CUT; Flávia Calé da Silva, presidenta da ANPG; e Rozana Barroso, presidenta da UBES.

 

 

 

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo