Menu

Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa | Censo da Educação Superior: As instituições privadas e o EAD

Pesquisa | Censo da Educação Superior: As instituições privadas e o EAD

Depois do desastre do governo Bolsonaro, será necessário muito trabalho e planejamento para reconstruir a Educação Superior. Com o apagão de dados sobre educação, apontado inclusive pela equipe de transição, o Censo da Educação Superior, divulgado em outubro passado, se torna a base mais confiável para refletir sobre o estado do ensino superior no País e planejar mudanças que fortaleçam as universidades e a pesquisa.

Mas o que diz o Censo de 2021? Alguns dados saltam aos olhos. Pela primeira vez na história o número de matriculados em cursos de ensino a distância na rede privada é maior do que estudantes da modalidade presencial, uma mudança que vinha acontecendo há alguns anos, mas acelerou durante a pandemia. Outra progressão é a queda de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio. Em 2021, 13,4% menos estudantes participaram do Enem.

O Censo da Educação Superior é uma pesquisa realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de coletar dados sobre a oferta e a demanda de ensino superior no Brasil. Os dados coletados incluem informações sobre as instituições de ensino superior, como número de alunos, cursos oferecidos, estrutura física, entre outros.

O Observatório do Conhecimento publica esta semana uma série de reportagens sobre os resultados do último Censo da Educação e os desafios que seus resultados apresentam para a reconstrução do ensino e pesquisa no Brasil. >>> CLIQUE AQUI PARA LER  

 

Do Observatório do Conhecimento

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo