Menu

Pesquisar
Close this search box.

20 DE NOVEMBRO | Dia de luta contra o racismo e celebração da cultura afro-brasileira

20 DE NOVEMBRO | Dia de luta contra o racismo e celebração da cultura afro-brasileira

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é  dedicado ao combate do racismo e todo o mal que ele causa ao nosso país. Essa data foi instituída oficialmente pela Lei n.º 12.519, de 10 de novembro de 2011, e remete ao dia em que foi morto o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, no ano de 1695.

A data se transformou em uma celebração importante, uma vez que coloca holofotes na luta contra o racismo no Brasil e busca promover a reflexão sobre a história, cultura e contribuições do povo negro à sociedade. Neste ano, em São Paulo, o 20 de novembro passou a ser feriado estadual.

A valorização da data é importante, porque infelizmente, em pleno século 21, a população negra no Brasil ainda enfrenta o racismo estrutural, a desigualdade social, a violência policial, a falta de representatividade nos espaços de poder, a discriminação no mercado de trabalho e a dificuldade de acesso à educação de qualidade. Barreiras que impedem o pleno exercício dos direitos e oportunidades, perpetuando a exclusão e a injustiça racial.

Para celebrar esse dia de luta, diversas atividades estão programadas em várias cidades da região. Confira algumas:

 

  • São Carlos

A Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade ( SAADE) e o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros (NEAB) da UFSCar convida toda a Comunidade Negra da UFSCar para participar de um momento de celebração do Novembro Negro na universidade atráves de uma FOTO COLETIVA DA UFSCAR NEGRA em todos os campi da universidade. “Celebraremos juntos a Semana da Consciência Negra através da lente que captura nossa força, diversidade e união. Juntos, vamos construir memórias incríveis e fortalecer os laços que nos unem.”

As informações sobre locais e horários em cada campus podem ser confirmadas no facebook do NEAB (clique aqui) 

 

No dia 20, acontece a “Marcha Pela Verdade Histórica Africana em São Carlos”  às 9h, no Centro Municipal de Cultura Afro-brasileira Odette Santos e termina no Grêmio Recreativo Familiar Flor de Maio, dois importantes locais para a comunidade negra da cidade. Todas/os estão convidadas/os a fazer parte da Marcha e se unir às lideranças negras da comunidade, aos grupos de representação cultural e aos membros de instituições educacionais e culturais da cidade e toda sociedade antiracista.

 

 

  • Sorocaba

O Dia da Consciência Negra(20) será comemorado com a “Marcha Preta”, que sai às 16h da Rua Andrelino de Souza, 494, no Jardim Maria Antônia Prado, e segue até o Centro Esportivo Dr. Pitico

 

 

  • Araras

A comemoração será no domingo (19), no CAT Sesi Araras com várias atividades abertas ao público, das 12h30 às 18h00. A entrada é gratuita.

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo