Menu

Pesquisar
Close this search box.

Presidenta da ADUFSCar discute combate à privatização da educação na América Latina

Presidenta da ADUFSCar discute combate à privatização da educação na América Latina

Representando o PROIFES-Federação, a presidenta da ADUFSCar, profa. Fernanda Castelano Rodrigues, continua, nesta semana, cumprindo uma série de agendas de discussões em defesa da educação pública inclusiva e de qualidade com acesso universal na Argentina. Entre os dias 17 e 19 de abril, a Internacional da Educação (IE) lança a campanha “¡Por la Pública! Creamos Escuela”, para incentivar a troca de experiências entre as organizações sindicais latino-americanas e subsidiar as entidades na definição de estratégias locais de pressão sobre os governos em defesa da ampliação do investimento em recursos públicos para o setor.

O evento, promovido pela IE, acontece em Buenos Aires, e reúne sindicatos de educação de vários países em torno da articulação de ações de mobilização em defesa do financiamento adequado dos sistemas públicos de educação, contra cortes e privatizações. A campanha global é um apelo urgente aos governos para que invistam mais na educação pública, como um direito social, e invistam mais nos professores, que são o fator mais importante para alcançar uma educação de qualidade. Esses e outros tópicos foram apresentados pelos organizadores do evento, Combertty Rodriguez, coordenador principal da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), Yamile Sokolovsky da CONADU, Fabian Felman da CEA e Sonia Alesso da CTERA.

Assim como ocorre no Brasil, na Argentina a luta pelo acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade enfrenta resistência dos setores conservadores e é pauta para as organizações em defesa da democracia e das universidades públicas como mecanismos de inclusão para a transformação social.

Para a profa. Fernanda, os debates estão sendo muito importantes para compreender que os processos de privatização na educação e o avanço do comércio educativo são uma tendência global na América Latina. “É muito interesse aprofundar o debate sobre esse tema porque conhecemos as especificidades e panorama geral de cada país, e a partir disso, discutimos propostas de ações para a difusão dessa Campanha nos países e nos sindicatos. Nesse contexto, a ADUFSCar e o PROIFES, entidades que representam as/os docentes da educação superior, têm um papel fundamental nas discussões e mobilizações pela retomada de investimentos públicos na educação, pesquisas, nas universidade públicas e institutos federais”, explica.

A presidenta da ADUFSCar participa dessa atividade junto com dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), representada pelo presidente Heleno Araújo, a secretária-geral e vice-presidenta da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), Fátima Silva, e pelo secretário de Relações Internacionais, Roberto Leão, além de outras organizações latino-americanas. Na semana passada, nos dias 13 e 14 de abril, a profa. Fernanda participou do “II Congresso Internacional: a Universidade como um direito. Perspectivas do Sul”, em La Plata/Argentina. O evento foi realizado pela Federação Nacional de Professores Universitários (CONADU), juntamente com a Internacional da Educação para a América Latina (IEAL) e a Universidade Nacional de La Plata (UNLP).

 

Com informações da CNTE e Internacional da Educação (IE) 

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo