Menu

Pesquisar
Close this search box.

Campanha de Solidariedade contra a criminalização do movimento estudantil

Campanha de Solidariedade contra a criminalização do movimento estudantil

Lutar por comer não deve ser crime! Esta é a palavra de ordem da campanha de financiamento coletivo para pagamento da multa referente ao processo judicial que condenou sete estudantes do movimento estudantil da UFSCar. Juntamente com um Manifesto de Apoio, que já conta com a assinatura de mais de 25 organizações, entidades sindicais e movimentos sociais, estas iniciativas conclamam apoio e contribuição financeira para uma das maiores injustiças cometidas contra o movimento estudantil na história da nossa Universidade.

A Assembleia Geral da ADUFSCar do dia 30 de maio deliberou pela participação ativa do Sindicato na denúncia das perseguições ao movimento estudantil e dos ataques à democracia na UFSCar, em especial com relação a esse processo, iniciado pela gestão 2017-2020 da reitoria no ano de 2018.

Em tempos como os que estamos vivendo, a defesa da democracia e da liberdade de organização dos movimentos estudantil e sindical é nossa tarefa primordial. A Diretoria da ADUFSCar considera que a solidariedade com esses setes estudantes e com o movimento estudantil é fundamental para manter vivas a unidade na luta de toda a comunidade universitária e a democracia na nossa instituição e conclama suas/seus associadas/os a se somarem a essa luta.

 

ASSINE O MANIFESTO

https://bit.ly/assineomanifestolutarporcomer

 

COLABORE COM A VAQUINHA

https://www.vakinha.com.br/2453586

 

ASSISTA O VÍDEO DA CAMPANHA

https://youtu.be/YjDtlB7XQDQ

 

Relembre o caso de perseguição aos estudantes

Em 2018, após a ocupação do prédio da reitoria pelo movimento estudantil da UFSCar em protesto contra o aumento abusivo nos valores do RU, a Procuradoria Federal junto à UFSCar, a pedido da reitoria de então, processou judicialmente sete estudantes que foram acusados de “lesar o erário público” pois, segundo a acusação, a Universidade sofreu um prejuízo financeiro já que os servidores que trabalhavam no prédio ocupado da reitoria ficaram três dias sem poder exercer suas funções no local.

O processo tramitou até a 3ª instância, os estudantes foram considerados culpados e estão pagando uma multa de aproximadamente R$ 73 mil, referente aos dias de salário dos servidores que não acessaram seu local de trabalho durante a ocupação.

As entidades representantes de categorias da UFSCar têm se reunido com esses estudantes e sua advogada e, em apoio, iniciaram a campanha “Lutar por comer não deve ser crime”, com o objetivo de arrecadar fundos para o pagamento dessa multa.

 

Crédito foto: DCE Livre – UFSCar

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo