Menu

Pesquisar
Close this search box.

OCUPA BRASÍLIA: mobilização em defesa da educação e reajuste

OCUPA BRASÍLIA: mobilização em defesa da educação e reajuste

Servidores públicos realizam mobilização em defesa da educação e reajuste salarial

No dia 14 de junho, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) organizou o “Ocupa Brasília”, com atos públicos na Câmara dos Deputados e no MEC.  Entre as pautas da mobilização, estão: a defesa da educação pública, protestos contra as privatizações e a luta pela reposição salarial de 19,99% dos servidores públicos, referente às perdas inflacionárias dos últimos três anos.

As entidades vinham pedindo semanalmente, mas sem sucesso, reuniões com o Ministério da Economia, para que o governo confirmasse o reajuste de 5% divulgado na imprensa. Nesta semana, no entanto, jornais publicaram declaração do governo afirmando que não haverá reajuste nenhum. Caso se confirme essa recusa em reajustar os salários dos servidores públicos federais, Bolsonaro será o primeiro presidente em vinte anos a não conceder sequer reposição linear ao funcionalismo.

A ADUFSCar Sindicato tem participado da mobilização em torno dessas pautas e continuará na luta em defesa do financiamento público da Educação e da Pesquisa e pela reposição salarial de servidoras/es públicos federais.

 

Estado de Mobilização Sindical em Defesa das IFES e da Democracia

Reunido na sexta-feira, 10 de junho, na sede do PROIFES-Federação, em Brasília (DF), o Conselho Deliberativo (CD) da entidade discutiu, entre outros pontos, os recentes ataques do Governo Federal à Educação e ao serviço público. Confira a nota oficial emitida pelo PROIFES:

 

Nota: Mobilização sindical em defesa das IFES e da democracia

O Conselho Deliberativo (CD) do PROIFES-Federação, reunido na sexta-feira, 10 de junho de 2022, deliberou por indicar aos sindicatos federados uma ampla mobilização em defesa da sobrevivência das universidades e institutos federais, considerando os novos bloqueios orçamentários, anunciados pelo governo federal, com o silêncio do MEC.

O CD avaliou que é necessário que se estabeleça, de imediato, pelos sindicatos federados, o “Estado de Mobilização Sindical em Defesa das IFES e da Democracia” e a construção de táticas, condicionadas pelas especificidades de cada ambiente em que atua o sindicato federado, com o objetivo de alertar a categoria docente como um todo e as bases sindicais do perigo em que estão colocados o futuro imediato das IFES e a própria vida laboral docente, que se encontra, no momento, sem as condições adequadas para desenvolver as atividades acadêmicas, com impactos imediatos em Ensino, Pesquisa e Extensão.

O projeto político que dirige o país elegeu a ciência, as universidades públicas e os pesquisadores como inimigos e seus ataques se repetem desde 2019, atingindo duramente os recursos financeiros dessas instituições e produzindo seu consequente sucateamento. Não podemos permitir que essa visão destruidora aprofunde a crise das universidades e institutos federais.

O Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação, dessa forma, conclama os sindicatos federados a levantar bem alto a bandeira das universidades e institutos federais; defender, de maneira firme, a luta pela recomposição salarial e pela preservação da carreira acadêmica, hoje ameaçada; e participar da construção de uma ampla frente em defesa da democracia e da retomada dos princípios republicanos na Administração Federal.

Viva a Ciência!

Viva a Educação!

Viva as IFES!

Viva o PROIFES-Federação!

Viva os sindicatos federados!

 

Crédito foto: Redes Sociais Proifes-Federação

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo