Menu

Pesquisar
Close this search box.

Nota da Administração Superior e entidades representativas da Comunidade UFSCar

Nota da Administração Superior e entidades representativas da Comunidade UFSCar

Estarrecidos diante das notícias de atos golpistas nas últimas horas, que atacam violentamente o patrimônio público brasileiro e, ainda mais grave e simbólico, os Três Poderes da República e, assim, a própria democracia, Administração Superior e entidades representativas da Comunidade UFSCar – APG, ADUFSCar, SinTUFSCar e DCE Livre – vêm a público conjuntamente repudiar essas ações terroristas: invasão da Praça dos Três Poderes seguida de vandalismo no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal.

Estarrecidos, porém não surpresos. As movimentações foram planejadas e amplamente anunciadas nas redes sociais nas últimas semanas, sem a devida reação do Governo do Distrito Federal, por isso agora sob Intervenção Federal decretada pelo Presidente da República. Também há indícios de conivência de forças de segurança pública do DF e de congressistas fiéis ao ex-Presidente da República.

Essa movimentação, que busca repetir o que foi o ataque ao Capitólio nos Estados Unidos em 2020, é o ápice de um conjunto de ações golpistas que desrespeita o resultado das urnas e avança no seu objetivo de desmantelar os aparelhos institucionais. Ações não espontâneas, ou seja, fomentadas e financiadas por lideranças que precisam ser devidamente identificadas e responsabilizadas, que não representam a vontade da população brasileira.

Essa população, portanto, deve se reunir em torno da defesa do Governo legitimamente eleito e empossado, da Constituição Federal e do Estado Democrático de Direito. Devem ser investigadas e devidamente responsabilizadas todas as pessoas envolvidas, com destaque a gestores e outros servidores públicos coniventes e, também, àqueles que financiam esses atos terroristas. Deve, por fim, ser concluída com celeridade a ação de encerramento de acampamentos e bloqueios viários antidemocráticos.

Tem se tornado frequente a utilização do termo “baderna” para qualificar o momento triste de nossa história que vem se desenrolando nas últimas horas e, embora sejam, de fato, baderneiros, que depredam também o patrimônio que é de todos os brasileiros e todas as brasileiras, precisam ser caracterizados adequadamente como inimigos da Democracia e da própria liberdade que tanto afirmam defender.

Ver as forças de segurança pública subindo a rampa do Palácio do Planalto para conter os golpistas apenas uma semana após a emblemática imagem do Presidente da República recém-empossado subindo a mesma rampa ladeado pelo povo brasileiro representado por um conjunto diverso e significativo de pessoas deve, ao mesmo tempo, causar, claro, indignação, mas também nos motivar ainda mais à luta e ao trabalho pela superação dos imensos desafios que temos à frente, para unificação e reconstrução de nosso país.

A UFSCar está alerta e a postos para combater esses ataques.

Democracia sempre, Ditadura Nunca Mais!

 

 

Publicado em 08 de janeiro de 2023 às 20h52

Atualizado em 09 de janeiro de 2023 às 12h30

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo