Menu

Pesquisar
Close this search box.

Diretoria da ADUFSCar se solidariza na luta juntamente com todas/os estudantes afetadas/os

Diretoria da ADUFSCar se solidariza na luta juntamente com todas/os estudantes afetadas/os

No apagar das luzes do pior governo desde a redemocratização do Brasil, em que as Universidades e os Institutos Federais sofreram o pior ataque em décadas contra a sua autonomia, mais um corte orçamentário, desta vez no MEC e na CAPES, foi anunciado nesta semana.

Esta, que pode ser considerada a pior de qualquer outra ação deste desgoverno contra a Ciência, privou mais de 200 mil estudantes de graduação e pós-graduação, médicas/os residentes e pesquisadoras/es de pós-doutorado de suas bolsas!

A Diretoria da ADUFSCar Sindicato 2021-2023 condena este último ato abjeto deste desgoverno que, sabemos, cessará em breve, e se solidariza na luta juntamente com todas/os estudantes afetadas/os.

Lutamos por décadas para que as nossas instituições tivessem uma atuação socialmente referenciada e vimos, nos últimos quatro anos, um desmonte sistemático de muitas conquistas neste campo, sendo este corte orçamentário mais perverso de todos os ataques. Sejam bolsas de permanência estudantil, de Residência Pedagógica e PIBID ou aquelas vinculadas a projetos de pesquisa, o corte é desumano, pois atenta contra a dignidade do maior patrimônio das Universidades e Institutos Federais: as/os suas/seus estudantes!

Há pouco foi anunciado que os recursos do PNAES serão restituídos, o que possibilitará o pagamento das bolsas moradia a estudantes da UFSCar, em resposta ao intenso movimento de repúdio a mais esse ataque. É assim, com resistência e mobilização, que seguiremos defendendo a Educação e a produção científica nacional.

A ADUFSCar está em diálogo com o Comitê Multicampi de Lutas UFSCar (composto pelo SINTUFSCar, DCE, APG e nosso Sindicato) para denunciarmos e enfrentarmos mais esse ataque.

Nesta quinta-feira, 08 de dezembro, a APG UFSCar e o DCE Livre UFSCar realizam Assembleia conjunta de estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade em todos os campi: na Lagoa do Sino às 13h; em São Carlos, às 17h30 no Ginásio da área sul; em Araras, às 18 horas no Saguão em frente ao bloco A; e em Sorocaba, às 18h30 no Pátio Roxo.

Diretoria da ADUFSCar – Biênio 2021-2023

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo