Nota da Diretoria | Encaminhamentos da Assembleia Geral (AG) da ADUFSCar

A ADUFSCar realizou, no dia 19 de dezembro, Assembleia Geral (AG) da categoria, tendo como pauta única as deliberações sobre propostas para regularização da situação jurídica da ADUFSCar após perda do registro sindical.

No início dos trabalhos, a presidência da mesa realizou alguns importantes informes, sendo o primeiro sobre a reunião da Diretoria Executiva do PROIFES-Federação, que aconteceu em Brasília no dia 16 de dezembro de 2022. Nesta reunião, os sindicatos associados foram informados da troca da assessoria jurídica do PROIFES. A professora Fernanda Castelano Rodrigues lembrou que a assessoria jurídica que atuava junto à Federação era a mesma que teve seu contrato junto à ADUFSCar rescindido em  maio de 2022. A ação do Proifes corrobora a decisão da Diretoria, tomada em função das necessidades de melhorias no oferecimento de serviços às/aos suas/seus associadas/os.

O segundo informe foi  sobre a nova edição do jornal da ADUFSCar, que já está disponível às/os associadas/os. Neste mês, o informativo traz a Retrospectiva 2022, com o resumo das lutas e ações realizadas durante o ano pelo Sindicato que buscou cumprir todos os compromissos assumidos com a categoria. Os jornais impressos foram entregues em todos os escaninhos no Campus de São Carlos e já foram encaminhados para os demais campi. Para nossas/os associadas/os do IFSP/Campus São Carlos e aposentadas e aposentados, os exemplares foram enviados pelo correio. E quem quiser pode acessar e compartilhar o conteúdo pelo nosso site.

O conjunto de ações solidárias da entidade foi o terceiro informe da mesa diretora. A presidenta falou um pouco sobre a campanha em conjunto com o SINTUFSCar pela segunda vez consecutiva, materializada na oferta de cestas de Natal às/os terceirizadas/os da UFSCar nos 4 campi, reconhecendo a importância da solidariedade entre as categorias da nossa comunidade universitária e lembrando que, em que pese ser uma ação pensada pela diretoria, foi aprovada na proposta orçamentária de 2022. Neste ano, a ação também contemplará mães e pais indígenas da nossa universidade.

O quarto informe foi para lembrar que, dando início às ações dos 45 anos da ADUFSCar, a diretoria está presenteando suas/seus associadas/os com um planner personalizado que já pode ser retirado em nossas 4 sedes. E por fim, a diretoria manifestou sua alegria em ter podido atender a demanda de socialização das associadas e associados nos quatro campi, realizando a festa de final de ano, de acordo com as especificidades de cada espaço e contemplando todas as pessoas que se interessaram em participar. Vencidos os informes a mesa diretora abriu os trabalhos com a pauta da convocação.

A Assembleia Geral da ADUFSCar debateu e aprovou por unanimidade as propostas da Diretoria do biênio 2021-2023 para dar continuidade ao processo de discussão e deliberação sobre a regularização da situação jurídica da entidade após a perda do registro sindical.

A presidenta, profa. Fernanda Castelano Rodrigues, iniciou a discussão do tema resgatando a cronologia dos fatos que desencadearam a atual condição da ADUFSCar e as ações realizadas de maneira imediata pela Diretoria assim que tomou conhecimento da questão. Também reforçou que, de forma clara e transparente, o processo permanente e aberto de diálogo tem sido construído junto às/aos docentes, que tiveram oportunidades de expor suas posições e propostas tanto na AG de 11 de julho de 2021, quando a Diretoria apresentou a situação, quanto em diversas outas ocasiões: nas reuniões ampliadas ocorridas entre setembro, outubro e novembro; nos textos produzidos por associadas/os com reflexões e defesas para os possíveis encaminhamentos para a regularização sindical (nova solicitação de registro sindical ou reativação da Seção Sindical do ANDES-SN) e compilados no Caderno de Textos que está disponível no site da ADUFSCar; e principalmente durante o Encontro da ADUFSCar 2022, realizado nos dias 29 e 30 de novembro, que contou inclusive com a participação de representantes do PROIFES Federação e do ANDES-SN nas mesas de debates.

A proposta encaminhada pela Diretoria havia sido enviada juntamente com a Convocatória desta AG e teve em conta o acúmulo de reflexão que esta série de eventos propiciou, consistindo, nesse sentido, num compilado de toda a produção de materiais e das sugestões realizadas até o momento. Ademais, a Diretoria destacou também a necessidade informar e envolver no debate um maior número de associadas/os da entidade, daí a necessidade de dedicar mais tempo e esforço à divulgação de informações qualificadas entre toda a categoria.

A deliberação do ponto de pauta foi antecedida por análises e discussões das/os docentes presentes, que predominantemente elogiaram a condução democrática da Diretoria no processo de aprofundar o debate e garantir a legitimidade da decisão da categoria na escolha do melhor caminho político e jurídico a seguir, alinhada ao Estatuto da entidade e a legislação vigente.

Veja abaixo o conjunto de ações e o cronograma aprovados pelas pessoas presentes à AG, que considera o Calendário Acadêmico vigente dos cursos presenciais de graduação da UFSCar, sem prejuízo para as unidades representadas pela ADUFSCar que têm neste momento outro calendário.

Ação proposta Cronograma (em 2023)
Publicação de material organizado pela Diretoria com esclarecimentos sobre questões objetivas, que surgiram nas reuniões, e debates acerca dos diferentes encaminhamentos possíveis (objetivo, “perguntas e respostas”). 2ª quinzena de janeiro
Divulgação intensificada do material produzido com o debate das diferentes propostas apresentadas (Informes, Caderno de Textos, gravações das mesas do Encontro da ADUFSCar 2022 etc.). Janeiro e fevereiro
Visitas e reuniões com docentes nos Centros e/ou Departamentos, IFSP e UAC para debater e prestar esclarecimentos. Fevereiro e março