Menu

Pesquisar
Close this search box.

GT de carreira do PROIFES se reúne para alinhar propostas para negociação de reajuste salarial

GT de carreira do PROIFES se reúne para alinhar propostas para negociação de reajuste salarial

O Grupo de Trabalho de Carreira do PROIFES – Federação realizou reunião na última sexta-feira (03) para alinhar os pontos a serem discutidos com o governo federal a partir da reabertura da Mesa Nacional de negociação com servidores federais que acontecerá hoje, 07 de fevereiro.

A profa. Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale, que representa a ADUFSCar nos debates e proposições das demandas referentes a reajuste salarial e carreira na Federação, participou da reunião e destacou que o PROIFES estará na mesa de negociação defendendo a proposta aprovada em seu XVIII Encontro Nacional, que prevê não apenas o reajuste e recomposição salarial, mas também a valorização da carreira docente do ensino superior, EBTT e das/os aposentadas/os.

Outra questão debatida pelas entidades foi a previsão orçamentária para este ano e os valores previstos para as despesas de pessoal. O GT analisou os dados orçamentários previstos na Lei Orçamentária Anual de 2023 para que o PROIFES participe da Mesa de negociação conhecendo e entendendo o cenário orçamentário do momento.

Mesa Nacional de Negociação Permanente

Até sexta-feira, 74 instituições haviam confirmado presença na cerimônia de reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente do governo federal com entidades representativas dos servidores públicos, que ocorrerá nesta terça-feira, às 10 horas, em Brasília. O evento será realizado no auditório do Bloco K da Esplanada dos Ministérios e contará, a princípio, com a presença de seis ministros: Esther Dweck (Gestão e Inovação), Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde) e Luiz Marinho (Trabalho e Emprego).

As entidades dos fóruns FONASEFE (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) e FONACATE (Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado) estarão presente na cerimônia. A ADUFSCar estará representada pelo PROIFES-Federação, que compõe o FONASEFE.

A mesa de negociação foi criada em 2003, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e fechada em 2016, no governo de Michel Temer (MDB), ano do último acordo de reajuste para a maior parte das categorias do funcionalismo.

 

Foto e informações do PROIFES-Federação

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo