Após reivindicação da ADUFSCar, prazo para contribuições à Minuta de Resolução é ampliado

O Grupo de Trabalho (GT) da ADUFSCar constituído para discutir especificamente a Minuta de Resolução elaborada pela Comissão de Avaliação de Desempenho Acadêmico, se reuniu na segunda-feira (13). Coordenado pelo prof. André Farias de Moura, 1º secretário da entidade, o encontro contou com a participação da profa. Fernanda Castelano Rodrigues e prof. Marcos Soares, presidenta e vice-presidente da ADUFSCar;  da profa. Andreia Matos e prof. Caio Chiarello, ambos do campus Lagoa do Sino; e do prof. Daniel Vendrúscolo e o prof. José Carlos Rothen, do campus São Carlos. Também integra esse GT, o prof. Anselmo João Calzolari Neto, do campus Araras.

O primeiro ponto comentado pelas/os presentes foi a confirmação da ampliação do prazo para elaboração de propostas de alteração da Minuta, em resposta ao ofício encaminhado pela ADUFSCar à reitora Profa. Dra. Ana Beatriz de Oliveira. No documento enviado na semana passada, a Diretoria solicitou a extensão do período, a fim de garantir uma ampla e profunda discussão, envolvendo toda a comunidade docente. As contribuições à proposta deverão ser enviadas até o dia 1º de março de 2024, para deliberação final no ConsUni no mês de abril/2024.

A partir do debate realizado em todas as sedes da ADUFSCar, por ocasião da Semana Nacional de Mobilização da Campanha Salarial nos dias 07 e 08 de novembro, no qual esse tema foi recorrente, o GT definiu neste primeiro encontro que  irá construir uma análise crítica da Minuta de Resolução e elencar diretrizes que devem guiar essa proposta de alteração, pois há muito pontos que a Minuta sequer menciona, como questões de gênero e étnico-raciais ou mesmo questões que a legislação determina, como a participação discente na avaliação didática de docentes para fins de progressão, entre outros.

Compreendendo que uma avaliação de desempenho para promoção e progressão que contemple a diversidade característica do trabalho docente na UFSCar é fundamental, o Grupo de Trabalho volta e se reunir ainda neste mês, para concluir a proposta que será encaminhada para discussão e apreciação da Assembleia Geral da ADUFSCar.