Menu

Pesquisar
Close this search box.

Encontro da ADUFSCar discute futuro da entidade frente à perda do registro sindical

Encontro da ADUFSCar discute futuro da entidade frente à perda do registro sindical

Com a participação da Diretoria, docentes associadas/os e dirigentes das entidades nacionais PROIFES e ANDES, terminou ontem, 30 de novembro, o Encontro da ADUFSCar 2022. O evento, realizado de forma online para garantir a participação das professoras e professores de todos os campi, debateu em seus dois dias os caminhos para a resolução da perda do registro sindical da entidade e o seu futuro.

No segundo dia do Encontro, a Diretoria da ADUFSCar apresentou uma análise de conjuntura e destacou a importância da vitória do campo democrático nas eleições presidenciais. O vice-presidente da entidade, prof. Marcos Soares, fez um resgate dos principais fatos que marcaram o governo de destruição do atual presidente, com ênfase nos ataques à educação, aos serviços e servidoras/es públicas/os durante o Governo Bolsonaro que, ainda nesta semana, retirou mais R$ 224 milhões em recursos de investimento das Universidades Federais. Durante sua fala, elencou os sucessivos anúncios de cortes nos orçamentos do MEC, da CAPES, do CNPq e da FINEP, que comprometeram de modo decisivo o funcionamento e as atividades das Universidades e Institutos Federais; também ressaltou a implementação de uma agenda ultra neoliberal na economia, que fortaleceu a flexibilização das relações de trabalho, apoiou irrestritamente o agronegócio, promoveu a desregulamentação da legislação ambiental, apresentou a PEC-32, dentre outras medidas.

Na avaliação da Diretoria, o ano de 2023 terá um cenário favorável à defesa das políticas de financiamento da educação pública pelo Estado, mas é preciso permanecermos em alerta, pois um governo de coalizão, caracterizado pelo vice-presidente como um “governo em disputa”, certamente contará com muitos enfrentamentos em algumas pautas estratégicas. O próximo período será, portanto, marcado por um processo de reconstrução que exigirá muito diálogo e negociações para resgatar e fortalecer os princípios do projeto democrático de uma educação pública de qualidade e inclusiva e de valorização das/os servidoras/es, em particular, da categoria docente.

A professora Flávia Bezerra de Menezes Hirata-Vale, uma das representantes da ADUFSCar junto ao Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação e 2ª Secretária na Diretoria da entidade, comentou os principais pontos da Agenda Política de Planejamento e Gestão Estratégico-participativa do PROIFES, resultado dos debates e encaminhamentos do XVIII Encontro Nacional que ocorreu em julho em Natal/RS. Também informou as reivindicações presentes na Pauta Emergencial entregue ao Grupo de Transição responsável pela Educação do novo governo, e destacou as demandas referentes a reajuste salarial, como a reposição das perdas acumuladas desde março de 2015.

Representante da ADUFSCar no Observatório do Conhecimento, a docente Monica Stival ressaltou a importância do “Orçamento do Conhecimento”, metodologia desenvolvida para apurar a situação orçamentária das universidades federais, dos órgãos de fomento à pesquisa e da ciência e tecnologia. Em recente estudo divulgado, o Observatório analisou o Projeto de Lei Orçamentária para o ano de 2023 e os resultados comprovam que é fundamental reforçar a pressão para que o Congresso Nacional amplie as previsões de dotação orçamentária para a Educação e Pesquisa, assim como é fundamental a revisão do “Teto de Gastos”, que limita a realização dos investimentos necessários para o desenvolvimento do país. A pesquisa completa está disponível aqui no site da ADUFSCar. 

A situação jurídica da ADUFSCar: debate de textos e propostas de encaminhamento para regularização

A última mesa de debates do Encontro, realizada no final do dia, contou com a participação das/os proponentes de alguns dos textos que apontam possíveis encaminhamentos para a regularização sindical (nova solicitação de registro sindical ou reativação da Seção Sindical do ANDES-SN). Mais uma vez, foi possível intensificar a discussão e aprofundar os argumentos sobre o tema de modo a produzir um acúmulo de reflexão que contribua com a tomada de decisão das/os associadas/os da ADUFSCar. A assessoria jurídica da entidade também esteve presente e realizou vários esclarecimentos.

A Diretoria e as/os docentes que participaram dessa mesa avaliaram que a realização de uma Assembleia Geral ainda neste mês de dezembro é de suma importância para dar prosseguimento a esse processo de debates e decisão sobre o futuro do ADUFSCar. A partir de sugestões apresentadas, a Diretoria se comprometeu a produzir um material específico com esclarecimentos sobre pontos objetivos que já foram alvo de dúvidas e para os quais já existem respostas, em especial no que diz respeito às questões jurídicas que surgiram ao longo desse período de discussões. A ideia é que esse material seja intensamente divulgado para alcançar o maior número de associadas/os possível, para que todas/os se sintam plenamente esclarecidos para realizarem sua escolha no momento oportuno da decisão.
A data para AG será informada nos próximos dias.

Diretoria agradece a participação no Encontro da ADUFSCar 2022

Desde sua posse, a Diretoria do Biênio 2021-2023 tem afirmado seu compromisso com a democracia e não tem se furtado à responsabilidade de conduzir, com transparência e sinceridade, todas as discussões sobre questões que envolvem e interessam a suas/seus associadas/os e à entidade.

Nesse sentido é que esta Diretoria agradece a todas as pessoas que participaram desse produtivo momento, tanto em sua organização quanto com sua participação nas mesas de debate ou na assistência. O Encontro da ADUFSCar de 2022 comprova que é com atitudes e ações como esta, que oportunizam a escuta e o debate, que consolidamos nosso compromisso de construir um sindicato verdadeiramente democrático.

Gravação das mesas de debates

Por ser uma discussão interna da categoria,  o link da gravação das mesas 4 e 5  foi encaminhado via e-mail às/aos associadas/os. Caso nao tenha recebido, entre em contato conosco.

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo