Menu

Pesquisar
Close this search box.

ADUFSCar contribui com os debates do segundo dia do Encontro Nacional do PROIFES

ADUFSCar contribui com os debates do segundo dia do Encontro Nacional do PROIFES

Com o objetivo de discutir o futuro da educação brasileira, teve início, na terça-feira 12 de julho, o XVIII Encontro Nacional da PROIFES-Federação, em Natal/RN. O evento reúne docentes de delegações de todos os sindicatos federados do País. A ADUFSCar-Sindicato está presente nas discussões e apresentação de textos/propostas, por meio da Diretoria e delegadas/os eleitas/os.

O Panorama da Educação na América Latina foi o tema do primeiro painel do Encontro Nacional, na manhã da quarta-feira, 13 de julho. Com mediação do professor Eduardo Rolim, diretor de Relações Internacionais do PROIFES, a mesa abordou a aceleração dos processos de privatização e mercantilização da educação como um todo, em especial a educação superior.

O painel contou com as análises de Hugo Yasky, presidente da IEAL; Fátima Silva, Vice-presidenta regional da IEAL/CNTE; Carlos de Feo, Secretário-geral da CONADU; Eduardo Pereyra, Secretário de Relações Internacionais da CTERA; Combertty Rodriguez, Coordenador Regional da IEAL; e Yamile Socolovsky, Secretária de Relações Internacionais da CONADU.

Na sequência, delegadas e delegados do Encontro Nacional discutiram o “Eixo I – A crise da sociedade brasileira. Seu aprofundamento em 2022 e os reflexos nas IFES”, que contou com cinco textos do caderno do Encontro, três eram de autoria da delegação da ADUFSCar. O debate abordou questões que atravessam temas urgentes como o papel dos sindicatos junto à classe trabalhadora; os desafios para além da revogação da EC-95; a defesa da democracia, a taxação de grandes fortunas e a soberania nacional. Todas as propostas foram votadas pelos delegados presentes e serão avaliadas, posteriormente, pelo Conselho Deliberativo do PROIFES-Federação, para então compor a agenda de lutas da entidade em 2023.

A parte da tarde foi dedicada à discussão do Plano Nacional da Educação (PNE) – Eixo II; e a Educação, Direitos Humanos e diversidade: o papel da Federação nessa luta – Eixo III.

O evento segue até amanhã, 14 de julho, com debates e atividades em defesa da educação brasileira. Pela ADUFSCar, participam a presidenta da entidade, Prof.ª Fernanda Castelano Rodrigues; o vice-presidente, Prof. Marcos Soares; as professoras Adriana de Oliveira Delgado Silva, Flavia Bezerra de Menezes Hirata Vale, e os professores Daniel Vendruscolo, Gil Vicente Reis de Figueiredo, Joelson Gonçalves de Carvalho, Luiz Bezerra Neto e Oto Vale.

A cobertura completa do evento está acontecendo de forma colaborativa e em tempo real pelas assessorias de comunicação das entidades federadas ao PROIFES-Federação. Confira no site e redes sociais.

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo