Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ditadura Nunca Mais | ADUFSCar na luta pelo fortalecimento da democracia, sempre!

Ditadura Nunca Mais | ADUFSCar na luta pelo fortalecimento da democracia, sempre!

O início do Golpe Militar se estendeu entre 31 de março e 2 de abril de 1964, e foi uma conspiração realizada pelos militares contra o governo do então presidente democraticamente eleito na época, João Goulart, que foi empossado no cargo em 1961, quando Jânio Quadros renunciou à presidência.

O golpe foi justificado pelos generais do Exército como necessário para proteger o país do ‘comunismo’ ( alguma semelhança com os dias atuais ?) e contou com o apoio da ala conservadora da sociedade que não admitia as reformas propostas por Jango e que incluía, entre outras, a reforma fiscal e a reforma agrária.

A partir do golpe de 64, se iniciou um dos piores períodos da história do Brasil, que censurou, atacou a liberdade de imprensa e organizações políticas, perseguiu parlamentares e violou direitos humanos. Uma época que ficou marcada pela cruel repressão que torturou e matou milhares de pessoas que ousaram se posicionar ou lutar contra o regime.

Importante lembrar esse período, para que nunca nos esqueçamos de defender a democracia e de lutar pelo avanço de políticas públicas, garantia de direitos sociais e dignidade humana.

31 de março é dia de luta pelo fortalecimento da democracia! Ditadura Nunca Mais!

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo