Menu

Pesquisar
Close this search box.

Mobilização Nacional: ADUFSCar em Defesa da Democracia e da Universidade Pública

Mobilização Nacional: ADUFSCar em Defesa da Democracia e da Universidade Pública

Nesta quinta-feira, 11 de agosto, diversos atos serão realizados por ocasião da mobilização nacional em torno da Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, escrita por docentes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP). A iniciativa marca um movimento histórico em defesa da democracia em nosso país, diante dos ataques ao processo democrático das eleições e à votação em urna eletrônica que vêm sendo perpetrados pelo atual presidente da República.

A Carta será lida publicamente em diversos pontos do Brasil e também nos campi da UFSCar e no IFSP campus São Carlos.

Diretores e associados da ADUFSCar Sindicato participam da leitura da Carta em vídeo produzido pela CCS-UFSCar e divulgada nas redes sociais. A ADUFSCar convida todas/os associadas/os a compartilhar o vídeo com seus contatos e redes:

 

Youtube: https://youtu.be/sOSipDiudws

Facebook: https://www.facebook.com/adufscar

 

E ainda dá tempo de participar! Clique Aqui para ler e assinar a “Carta aos Brasileiros, em Defesa da Democracia”.

 

ADUFSCar participará de Ato na Câmara de Vereadores de São Carlos

Dando continuidade à mobilização contra as ameaças de golpe à democracia brasileira que presenciamos nas últimas semanas, a população volta às ruas neste dia 11 de agosto, nas 22 capitais e no Distrito Federal, com atos organizados por centrais sindicais, movimentos populares, partidos políticos, movimento estudantil e outras entidades da sociedade civil.

Em São Carlos, a Prof.ª Paula Serrão, tesoureira da ADUFSCar, participará do lançamento da Frente Vamos Juntos pelo Brasil e pela Democracia, evento que acontecerá na Câmara Municipal de São Carlos, a partir das 19 horas.

 

Dia de Valorização da Universidade Pública

O Comitê Multicampi de Lutas (composto pela ADUFSCar, SINTUFSCar, DCE e APG) e o Comitê de Crise da UFSCar iniciam hoje uma série de ações contra a política de desmonte da educação pública e das universidades federais, que têm sofrido cortes orçamentários que podem inviabilizar o desenvolvimento pleno de atividades ainda em 2022. Além de panfletagens em todos os campi, integrantes dos Comitês gravaram um vídeo sobre as restrições orçamentárias por que passa a universidade que será enviado às/aos docentes para ser exibido nas aulas e debatido com estudantes.

A ADUFSCar reforça a importância da participação das/os docentes nesta atividade, para levar a todas/os informações qualificadas sobre os cortes orçamentários e seus impactos no funcionamento da Universidade e no cotidiano de ensino, pesquisa e extensão de toda a comunidade universitária. O orçamento discricionário de 2022, utilizado para o custeio das atividades, é insuficiente para o funcionamento da universidade até o final do ano: a reitora da UFSCar, Profa. Dra. Ana Beatriz Oliveira, afirmou, em evento na ADUFSCar na semana passada, que faltam recursos para um mês e meio de funcionamento. É urgente a conscientização e a mobilização de toda a  nossa comunidade UFSCar!

Confira o calendário conjunto de mobilização e luta do Comitê Multicampi de Lutas da UFSCar e do Comitê de Crise da Universidade:

 

11/8 – Mobilização estudantil e difusão de vídeos sobre os cortes orçamentários; divulgação de vídeo e leituras públicas da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito

6 a 19/8 – Semana de mobilização com a realização de aulas públicas e panfletagens nos campi;

18/8 – Plenária Multicategoria (horário a confirmar).

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo