Menu

Pesquisar
Close this search box.

Delegação da ADUFSCar participa do último dia de debates no Encontro Nacional do PROIFES

Delegação da ADUFSCar participa do último dia de debates no Encontro Nacional do PROIFES

O terceiro e último dia de atividades do XVIII Encontro Nacional do PROIFES-Federação foi aberto com as discussões do Eixo IV sobre “Valorização dos/as profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde. O papel da Federação nessa luta”.

A mesa foi secretariada pela Prof.ª Flavia Bezerra de Menezes Hirata Vale (ADUFSCar-Sindicato) e coordenada pelo Prof. Flávio Alves (ADUFG-Sindicato). Ao todo, foram seis textos expostos por representantes da ADUFSCar, APUB-Sindicato, Sindiedutec-Sindicato e do GT Carreira do PROIFES. O debate destacou a importância de aperfeiçoar a relação dos sindicatos e da Federação com os professores já aposentados.

Na parte da tarde, as delegadas e delegados discutiram a autonomia de gestão nas universidades e institutos federais. A mesa do Eixo V foi coordenada pela Profª. Fernanda Castelano Rodrigues, presidenta da ADUFSCar, e secretariada pelo professor Patrykson Santos, do SINDUFMA. Os textos debatidos e propostas aprovadas deram ênfase ao enfretamento dos ataques à autonomia, à luta pela democracia interna nas IFES, o financiamento público da educação e a regulamentação para garantir a autonomia e a gestão administrativa e financeira das instituições.

O professor Joelson Carvalho apresentou o texto “Dos ataques à autonomia à luta pela democracia interna nas IFES: Desafios do presente e perspectivas para o futuro”. Ele descreveu um panorama desses ataques desde 2016, de modo a ressaltar que a mentalidade de desmonte e privatização do ensino público federal não se trata de novidade. Além disso, defendeu que a autonomia da gestão, administrativa e pedagógica deve ser protegida pelo orçamento e pelo financiamento estritamente público para a construção de uma educação pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada.

No texto “Financiamento e regulamentação na garantia da autonomia e da gestão democrática nas IFES”, a Profª. Adriana de Oliveira Delgado Silva destacou a importância da indissociabilidade do tripé “Ensino, Pesquisa e Extensão”, fundamento da Rede Federal, como luta permanente do PROIFES-Federação. Em sua apresentação enfatizou que a maneira de defender os três elementos é garantindo a autonomia.

O último Eixo temático do XVIII Encontro Nacional do PROIFES-Federação discutiu a atuação da Federação na construção da soberania nacional, que passa pela defesa das universidades, da carreira dos docentes das IFES e das condições de trabalho das/os professoras/os e pesquisador/a no Brasil.

Todas as propostas discutidas foram votadas pelas/os delegadas/os presentes e serão avaliadas, posteriormente, pelo Conselho Deliberativo da Federação para então compor a agenda de lutas da entidade em 2023.

A cobertura completa do evento aconteceu de forma colaborativa pelas assessorias de comunicação das entidades federadas ao PROIFES-Federação. Acesse o site para conferir: https://www.proifes.org.br/

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo