Menu

Pesquisar
Close this search box.

Conversa | Roda de Mulheres ADUFSCar abre o Festival Somos Cultura no campus São Carlos

Conversa | Roda de Mulheres ADUFSCar abre o Festival Somos Cultura no campus São Carlos

O que é ser mulher na Universidade? Com esse questionamento a “Roda de Mulheres ADUFSCar” abriu o Festival Somos Cultura na manhã desta quinta (16), no campus São Carlos da UFSCar. A atividade foi conduzida pela presidenta do Sindicato, profa. Fernanda Castelano Rodrigues, e reuniu professoras, TAs, estudantes e comunidade externa, que compartilharam suas experiências na Universidade.

Ao abrir a Roda de Conversa, a professora Fernanda  destacou a importância do Festival ao proporcionar a oportunidade de encontros presencias para compartilhar vivências em um ambiente seguro, de afeto e acolhimento. “É uma feliz conjunção de ter hoje na UFSCar, uma mulher presidenta da ADUFSCar, uma Reitoria com uma reitora, uma vice reitora e varias diretoras de centro. É um momento para discutir sobre o lugar da mulher na universidade, porque quando chegamos a esses espaços de poder, somos alvo de muita violência. Temos presenciado isso nas reuniões do sindicato, do Conselho Universitário, de Conselho de Centro, então é um momento interessante para aprofundar a reflexão sobre o que é ser mulher na universidade, sobre o reconhecimento de todas as mulheres na universidade e sobre a necessidade de nós mulheres nos organizarmos, nos fortalecermos, pra lutar pelos lugares que nos são de direito e principalmente, para que a possamos ofertar todo o nosso potencial à universidade sem sermos atacadas por isso”

A Roda de Conversa permitiu que mulheres negras, indígenas e das mais variadas idades, pudessem falar de suas angustias e sofrimentos que muitas passam na universidade, só por serem mulheres. ” Quando entrei na UFSCar em 2018, para fazer engenharia da computação, não me senti acolhida, principalmente porque na área de exatas o número de mulheres é muito baixo. Na minha sala eram 35 homens e só eu de mulher. Foi um ano difícil , me senti muito reprimida, não via espaço para diálogo”, desabafou uma das estudantes que participaram da roda de conversa.

 

Sobre o Festival Somos Cultura

Teatro, danças, performances, música, exposições, oficinas culturais e vivências estão na programação do Festival Somos Cultura, que acontece nos dias 16 e 17 de março. Todas as atividades são propostas por membros da comunidade acadêmica da UFSCar.

O evento, aberto ao público, é organizado pela equipe Somos Cultura da Coordenadoria de Cultura (CCult) da UFSCar e pelo Núcleo de Extensão Educação, Tecnologia e Cultura (NETC-So), ambos da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), junto a várias pessoas, setores e coletivos, entre eles, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), a Pró-Reitoria da Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), a EDUFSCar, a ADUFSCar e a Associação Atlética.

O objetivo do Festival, que traz atrações inéditas em eventos da UFSCar, é (re)conhecer e valorizar a arte e a cultura da própria comunidade universitária. De acordo com a professora Carla Silva, coordenadora da CCult, o Festival Somos Cultura nasceu “diante das dificuldades dos últimos tempos, que têm intensificado as demandas por atividades que possam afirmar encontros, trocas, ludicidade e cuidado para que possamos incentivar experiências relacionadas às artes e à cultura, mas também o pertencimento, o protagonismo, a convivência e o cuidado nos e entre os campi”.

As atividades acontecem em diversos espaços do Campus São Carlos da UFSCar, incluindo o Teatro de Bolso e a Biblioteca Comunitária (BCo), e também na Tenda Somos Cultura e na Tenda Somos Cuidado, que serão montadas na Rua Arapaçus (entre a ADUFSCar e a Praça da Bandeira), na área Sul do Campus.

Programação na íntegra neste link (https://bit.ly/3LbdQ0R)

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo