Menu

Pesquisar
Close this search box.

Campus São Carlos | Feira EcoSolidária incentiva o consumo consciente

Campus São Carlos | Feira EcoSolidária incentiva o consumo consciente

As feiras de Economia Solidária se tornaram alternativas para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades ao incentivar o comércio, o serviço, o lazer e a cultura.  São micro e pequenos empreendedores locais que, por meio da cooperação e da solidariedade, se organizam para levar seus produtos para a população. Um exemplo, é a Feira EcoSolidária na UFSCar, realizada toda terça-feira, das 17h às 21h, em frente ao Ginásio de Esportes no campus São Carlos. Na feira é possível adquirir produtos frescos como, pães, bolachas e bolos caseiros, frutas, verduras e legumes orgânicos, além de uma grande variedade de peças de artesanato.  Claro que como em qualquer feira, também não poderia faltar a clássica combinação de caldo de cana e pastéis.

Fernanda Pires é estudante de graduação e frequenta a feira em busca de alimentos mais saudáveis. “Sou vegetariana e aqui sempre encontro coisinhas que são mais naturais. Hoje vou levar pão caseiro”, disse enquanto escolhia entre o pão salgado e o doce.

Nilza dos Santos mora no assentamento Capão da Antas e toda semana traz para a feira produtos caseiros feitos por ela. “Sempre tem, pão, cuca, mel, temperos frescos e cachorro-quente”. Dona Nilza, como é conhecida, defende a feira como um espaço importante para as  vendas e para a divulgação da economia solidária.

A Feira EcoSolidária na UFSCar faz parte de um projeto de extensão do NuMi EcoSol (Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária) em parceria com empreendedores da Economia Solidária de São Carlos.  O projeto começou em 2014, mas acabou suspenso durante a pandemia de Covid-19 sendo retomado em setembro de 2022.

De acordo com Marinéia Teresinha Duarte, uma das colaboradoras do Numi Ecosol, a feira tem um papel social importante “É preciso que a comunidade, não só da UFSCar, mas também de São Carlos, conheça, frequente e adquira os produtos vendidos neste espaço, incentivando os produtores e fortalecendo a Economia Solidária como fonte de criação e renda”.

Quem faz a Feira EcoSolidária da UFSCar acontecer são os produtores do Acampamento Capão das Antas, Assentamento Santa Helena, grupo Recriart, artesãs do grupo Talentos Artísticos de São Carlos (Tasca) e coletivo DiversificArte; além de participantes individuais que integram a economia solidária do município.

Para saber mais, siga a página da feira no Facebook @feiraecosolidariadaufscar. Quem tiver dúvidas e/ou interesse em aderir à Feira EcoSolidária pode enviar e-mail para numiecosol@ufscar.br.

 

 

Matéria publicada na edição de março/2023 do Jornal ADUFSCar – Edição 5

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo