Menu

Pesquisar
Close this search box.

Atualização sobre as tratativas para reincorporação da ADUFSCar como Seção Sindical do ANDES SN  

Atualização sobre as tratativas para reincorporação da ADUFSCar como Seção Sindical do ANDES SN  

Desde a decisão pela reincorporação da ADUFSCar ao ANDES SN, tomada em Assembleia Geral realizada em junho de 2023, a Diretoria vem realizando as tratativas políticas, jurídicas, contábeis e administrativas para cumprir a deliberação da categoria. Várias reuniões foram realizadas entre dirigentes e departamento jurídico do ANDES SN e a ADUFSCar ao longo do segundo semestre do ano passado para discutir as formas de alteração do Cadastro Nacional da PessoaJurídica (CNPJ), a vinculação de associadas/os docentes da UFSCar e do IFSP e o pagamento dos repasses mensais para a entidade nacional.

Após minuciosa análise dos advogados do ANDES e da ADUFSCar, os procedimentos para a regularização jurídica estão em andamento. Neste momento, está em tramitação a solicitação de alteração do CNPJ de “sindicato autônomo” para “seção sindical”.

A ADUFSCar foi fundada como Associação de Docentes em 1978, quando a ditadura militar impedia a reunião de trabalhadoras/es em sindicato, e assim permaneceu até  1988, quando a ConstituiçãoFederal reconheceu o direito à sindicalização. A partir daí, então, a ADUFSCar passa a ser Seção Sindical do ANDES Sindicato Nacional, relação que se mantém até 2006. Entre 2006 e 2023, a ADUFSCar funciona como sindicato autônomo, vinculado ao PROIFES Federação. Agora, após um longo processo de discussão e com a decisão tomada em Assembleia Geral, a ADUFSCar está retomando sua relação com o ANDES SN e será novamente seção sindical. Todas essas formas jurídicas e político-organizacionais são constitutivas do que a ADUFSCar é e da pluralidade que a caracteriza.

Ademais, todo o cuidado da Diretoria em realizar cada passa desse processo com total segurança e responsabilidade, demonstra seu comprometimento com a democracia, o respeito à pluralidade de ideias e, principalmente, à decisão soberana da categoria docente.

 

Agendas sindicais

Até que a conclusão da transição para o ANDES seja finalizada, ou seja, até que toda a regularização jurídica aconteça, em especial a alteração do CPNJ da ADUFSCar, a Diretoria seguirá cumprindo os compromissos assumidos com o PROIFES Federação. A expectativa é que essa mudança aconteça até março.

Enquanto isso, a aproximação e a retomada das relações com o ANDES SN está em curso. Entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, representantes da Diretoria participarão do 42º Congresso do ANDES-SN em Fortaleza, que tem como tema “Reverter as contrarreformas, em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”. Como a seção sindical ainda não foi reativada, a ADUFSCar participará como convidada do evento, e não com delegados eleitos em assembleia de categoria.

Mais lidas

plugins premium WordPress
Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo