Menu

Pesquisar
Close this search box.

AG da ADUFSCar delibera pela aprovação da proposta de reajuste do governo federal

AG da ADUFSCar delibera pela aprovação da proposta de reajuste do governo federal

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 17 de março, as/os docentes aprovaram a proposta de recomposição emergencial linear de 9% nos salários a partir de maio e 43,6% no auxílio alimentação apresentada pelo Governo no dia 10 de março. A AG aconteceu no formato virtual e contou com a participação de cerca de 50 professoras e professores, que durante aproximadamente duas horas de reunião, fizeram considerações e análises sobre a pauta.

O vice-presidente da ADUFSCar, prof. Marcos Soares, iniciou o debate destacando que a proposta está longe da reivindicação das/os servidoras/es públicos, que somam 27% de perdas inflacionárias, e no caso da categoria docente especificamente, esse percentual já ultrapassa os 42%. Segundo ele, a abertura de mesas setoriais para tratar das questões das diversas carreiras do funcionalismo público federal é uma necessidade urgente para que possamos avançar nas negociações para recompor essas perdas. A presidenta profa. Fernanda Castelano Rodrigues completou a avaliação, ressaltando que esse é o início de um processo de negociação pela recomposição salarial e que vai demandar mobilização da categoria que está há 7 anos sem reajuste e sem negociação, já que nos últimos anos não teve qualquer oportunidade de diálogo.

Outro importante ponto considerado pela Diretoria da ADUFSCar e discutido pelas/os docentes presentes é a participação em torno da discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024, que está prevista para meados de abril. É preciso pressionar o governo para que a previsão de reajuste seja inserida na LOA 2024 e assim garantir a recomposição das perdas salariais acumuladas.

Após amplo debate, as/os professoras/es concordaram com a proposta do governo federal, em votação que totalizou 45 votos favoráveis e 01 voto contrário. Foi aprovado de forma unânime a realização de uma Campanha de Mobilização e Sindicalização, organizada pelo Comitê de Mobilização da ADUFSCar; e considerando que o reajuste de 9% não é suficiente para compensar as perdas da categoria, foi encaminhado a realização de debates sobre a LOA 2024 e as questões que precisam ser levadas às negociações das mesas setoriais com o Governo.

O resultado da AG será encaminhado ao PROIFES-Federação, que reunirá os números obtidos em todos os sindicatos filiados. Se a maioria for favorável à proposta, essa será a posição da entidade na Mesa Nacional de Negociação Permanente do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Caso contrário, será elaborado um documento com o posicionamento da categoria contra o acordo.

Consulta eletrônica

Foi discutida na AG a proposta de realização de uma consulta/enquete para mapear o envolvimento e opinião das/os docentes em torno da Campanha Salarial. Dentre os argumentos e posicionamentos apontados na discussão, a maioria das/os presentes compreendem que a deliberação da Assembleia Geral é soberana, pois é o espaço de compartilhamento de ideias, debates e principalmente, decisão.  Porém, foi avaliado que consultar a opinião das/os docentes sobre esse tema que é tão importante se faz necessário nesse momento, inclusive para mobilizar as professoras e professores da UFSCar e do campus de São Carlos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) para sua participação nas assembleias.

Importante enfatizar que a proposta aprovada se trata de uma enquete/consulta como instrumento de politização, que não mudará a decisão das/os docentes que participaram da Assembleia Geral Extraordinária. Esta iniciativa é diferente da realização dos plebiscitos previstos no Estatuto da ADUFSCar para determinadas situações.

Fique atenta/o! 
Hoje (17), às 17 horas, a enquete/consulta será enviada no email de cada associada/o via sistema Helios Voting . O prazo para a/o docente emitir sua opinião se encerrará às 17 horas da próxima segunda-feira, dia 20 de março.

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo