Menu

Pesquisar
Close this search box.

AG aprova contas e orçamento do Sindicato e debate ações de luta

AG aprova contas e orçamento do Sindicato e debate ações de luta

Assembleia Geral aprova contas e orçamento do Sindicato e debate ações de luta da Campanha Salarial

 

A ADUFSCar realizou na última terça-feira, 05 de abril, Assembleia Geral (AG) virtual da categoria para discutir e deliberar sobre as contas e o orçamento da entidade e as ações da Campanha Salarial. A reunião teve média de 40 participantes.

Na abertura da AG, a presidenta do Sindicato, Fernanda Castelano Rodrigues, detalhou as principais questões sobre a prestação de contas do exercício 2021 e a previsão orçamentária para 2022 apresentadas, debatidas e aprovadas no dia anterior pelo Conselho Fiscal da entidade.

Os relatórios da prestação de contas do exercício 2021 e a proposta orçamentária para 2022 que foram encaminhados às/aos associadas/os para apreciação na AG já contemplavam correções e ajustes solicitados no âmbito do Conselho Fiscal.

Após alguns esclarecimentos iniciais, os relatórios de prestação de contas – tanto o da atual Diretoria, Biênio 2021-2023, referente aos meses de outubro a dezembro, quanto o da Diretoria passada, do Biênio 2019-2021, responsável pelos meses de janeiro a setembro de 2021 –, foram aprovados por unanimidade. A proposta de previsão orçamentária para o ano de 2022 também foi debatida e aprovada nesta AG.

Esses documentos serão divulgados na próxima edição do Jornal da ADUFSCar e também estarão disponíveis no novo site da ADUFSCar, que está em fase final de construção; por meio dessa divulgação dos balancetes financeiros mensais da entidade, a Diretoria do Biênio 2021-2023 pretende dar maior transparência à gestão dos recursos do nosso Sindicato.

 

Campanha Salarial 2022

No segundo ponto da pauta da AG, as/os docentes debateram a conjuntura e os rumos da campanha salarial dos servidores públicos federais.

A Diretoria informou que, após a reunião do Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) e outras entidades sindicais com representantes do Ministério de Economia, realizada no dia 01 de abril, ficou claro que não há disposição do Governo Federal para que haja, a curto prazo, qualquer processo de negociação da pauta salarial protocolada pelas categorias organizadas na Campanha Salarial Unificada em janeiro deste ano, cuja reivindicação era o reajuste emergencial linear (para todas as categorias) de 19,99%, para compensar as perdas com a inflação acumulada durante os anos do governo Bolsonaro.

Segundo o informe da Fonasefe recebido, os representantes do governo afirmaram ainda que seus esforços estão colocados agora exclusivamente na necessidade de aprovação do PLN 01, projeto de lei que prevê um crédito suplementar ao orçamento da União da ordem de R$ 1,7 bilhão, para garantir o pagamento dos salários a partir de outubro deste ano.

De acordo com o calendário deste ano eleitoral, o governo poderia conceder o reajuste linear emergencial de 19,99% até o dia 02 de abril. Passado esse prazo e até 30 de junho, existem ainda duas alternativas possíveis: a concessão de reajuste linear para recomposição dos valores da inflação dos últimos 12 meses (algo em torno de 10%) ou o reajuste para algumas categorias específicas, a partir de negociação isolada com cada uma. Após 01 de julho, nenhuma alteração das despesas com pessoal pode ser realizada pelo governo cujo mandato se encerra em 01 de janeiro de 2023.

Após discussão e sugestões de encaminhamentos, a AG deliberou por:

1) continuar a luta da campanha salarial em unidade com todas as demais categorias do serviço público federal pela recomposição linear;

2) aderir à Campanha Nacional “Fora, Bolsonaro” e apoiar o “Bolsonaro Nunca Mais”;

3) ampliar a mobilização nas redes sociais e nos meios de comunicação, transcendendo a campanha salarial e pela defesa da Educação que vinha sendo promovida e denunciando, de modo direto, os ataques à democracia e aos direitos humanos do atual Presidente da República;

4) continuar com a campanha de difusão de nossas lutas e pautas em rádios (e se possível, televisão), buscando aquelas de audiência mais ampla e popular.

Participe das Assembleias e das reuniões abertas dos Comitês Temáticos (Mobilização; Carreira e Condições de Trabalho; Saúde Física e Mental; Socialização e Cultura; Promoção da Igualdade; Aposentadas/os).

Vamos, juntas e juntos, construir uma ADUFSCar mais forte e democrática!

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo