Menu

Pesquisar
Close this search box.

AG aprova apoio à eleição de Lula e Haddad e adesão ao dia nacional em defesa da Educação

AG aprova apoio à eleição de Lula e Haddad e adesão ao dia nacional em defesa da Educação

Em Assembleia Geral (AG) realizada na quinta-feira, 13 de outubro, as/os docentes presentes aprovaram o apoio da ADUFSCar à chapa Lula/Alckmin para a presidência da República e a Haddad para governador de São Paulo no processo eleitoral em curso, com segundo turno para dia 30 de outubro. Deliberação semelhante foi tomada por diferentes entidades, sindicatos, coletivos e movimentos sociais, num claro gesto de reconhecimento dos riscos que a reeleição do atual mandatário representa para a democracia, as instituições e a população brasileira.

A pauta proposta pela Diretoria foi precedida por uma análise dos resultados do primeiro turno das eleições, realizada pelo vice-presidente da ADUFSCar, prof. Marcos Soares, e um resumo do documento “Segundo turno em 2022: o momento exige coragem!”, que marca o posicionamento da atual Diretoria contra o projeto de destruição que está em curso no país. O documento, enviado na segunda-feira, 10 de outubro, aos associados para subsidiar o debate desta AG, alerta que “O que está em jogo, neste momento, é caro demais para toda a população do Brasil: é a própria possibilidade de seguirmos existindo, enquanto Universidade/Instituto Federal, enquanto sindicato”.

O prof. Marcos reforçou, nessa fala inicial, a gravidade do atual momento, enfatizando o papel do sindicato enquanto frente de trabalhadoras e trabalhadores, e insistiu na necessidade de um posicionamento explícito da ADUFSCar a favor de um projeto político que se coloque em oposição ao bolsonarismo, ao desmonte da democracia, aos retrocessos dos direitos sociais, aos ataques à educação e aos serviços e servidores públicos.

As intervenções de docentes presentes aprofundaram a discussão e apoiaram a proposta da diretoria, trazendo argumentos sobre os riscos reais à democracia, à sociedade brasileira e à educação pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade. Foi marcante também a avaliação da urgência de se intensificar o diálogo com a população, com todas e todos, convidando quem tiver possibilidade e interesse a se somar às agendas de rua organizadas por comitês de campanha nas cidades de São Carlos, Araras, Sorocaba, Buri e São Paulo.

 

Sobre a realização de consulta eletrônica para referendar decisões da AG

Após a aprovação na AG do apoio da ADUFSCar às candidaturas de Lula e Haddad, foi proposta e colocada em votação a realização de consulta eletrônica para referendar a deliberação aprovada. Essa proposta foi debatida e colocada em votação, quando foi amplamente rejeitada pelas pessoas presentes, tendo recebido apenas dois votos favoráveis.

A discussão realizada foi pautada por manifestações que destacavam a importância e a legitimidade das assembleias, a necessidade de reforçar que este é um espaço de debate e deliberação democráticos, que fortalece tanto a produção do senso de coletividade quanto a ação sindical, que estimula a reflexão, fundamenta as opiniões e garante a participação qualificada da categoria nas decisões do Sindicato.

A Diretoria do Biênio 2021-2023 não tem se furtado à responsabilidade de fazer cumprir as decisões que têm sido tomadas nas AGs, ao mesmo tempo em que respeita o Estatuto da entidade que, em seu Art. 5º, estipula que:

As deliberações de Assembleia Geral que digam respeito a algum dos itens mencionados neste artigo (item 1 a 6) só terão validade se aprovadas em plebiscito, realizado, após ampla divulgação, por via presencial e/ou eletrônica:

  1. Deflagração ou cessação de greves, seja por tempo determinado ou indeterminado;
  2. Filiação ou desfiliação da ADUFSCar, Sindicato, a entidade sindical de instância superior,
  3. Destituição de membros da diretoria ou do Conselho Fiscal;
  4. Alienação de patrimônio;
  5. Mudança de estatuto; e
  6. Encaminhamentos relativos à inexistência de chapas para a Diretoria e/ou Conselho Fiscal.

Esta Diretoria mantém seu compromisso de seguir com rigor, como tem feito desde sua posse, o que consta do Estatuto da ADUFSCar. Nesse sentido, as sugestões de realização de “plebiscito” ou “consulta eletrônica” apresentadas nas AGs sobre temas que não estejam tipificados na normativa da entidade, serão debatidas oportunamente e a decisão por sua realização ou não se dará, como tem ocorrido, por votação democrática entre os presentes, com direito a defesa de todas as posições.

 

Mobilização contra os cortes na Educação

 O segundo ponto de pauta aprovado na AG foi o envolvimento da ADUFSCar na agenda de mobilizações em defesa da Educação e contra os cortes orçamentários de que a Educação e a Ciência têm sido vítimas. Nesse sentido, é importante ressaltar que a participação de toda a comunidade universitária – docentes, técnicos-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação – nas ações planejadas será crucial no diálogo com sociedade que se espera com essa agenda.

Em São Carlos, a entidade participa e convida as/os professores da UFSCar e do IFSP ao Ato pela Educação Pública que terá concentração, a partir das 9h, no Palquinho do CAASO – USP e passeata com trajeto a ser definido.

Em Sorocaba, a ADUFSCar estará no Ato em Defesa da Educação, com concentração na Praça da Catedral às 9h30, e convida as/os docentes daquele campus a somarem nessa mobilização.

O Sindicato assinará a Carta em Defesa do Estado Democrático de Direito, da Justiça Social e do Desenvolvimento Sustentável, de autoria da Frente São-carlense Ampla pela Democracia, que agrega partidos, entidades sindicais, organizações da sociedade civil e cidadãs/cidadãos de São Carlos. Ademais, partiu da ADUFSCar proposta encaminhada a entidades co-irmãs do Estado de São Paulo (ADUNIFESP, ADUFABC, ADUSP, ADUNICAMP e ADUNESP) para assinatura de carta conjunta de apoio a Lula e Haddad.

A ADUFSCar também integra o Comitê de Crise, o Comitê Multicampi de Lutas da UFSCar, Frente São-carlense Ampla pela Democracia e  tem apoiado e estado presente em todas as manifestações de rua em São Carlos.

 

 

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo