Menu

Pesquisar
Close this search box.

AG aprova adesão ao Dia Nacional de Mobilização

AG aprova adesão ao Dia Nacional de Mobilização

A ADUFSCar realizou, na última sexta-feira, 04 de março de 2022, Assembleia Geral (AG) virtual para tratar, entre outras questões, da Jornada de Lutas e deliberação referente ao Dia Nacional de Mobilização, Paralisação e Greve dos Servidores Públicos Federais, que acontecerá em 16 de março. De forma consensual, professoras e professores associada/os aprovaram a intensificação de ações e mobilização neste dia nacional de luta em defesa do reajuste emergencial de 19,99% para o conjunto do funcionalismo público.

A adesão ao Dia Nacional de Mobilização integra a agenda unificada de lutas das entidades que compõem o Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais), entre elas o PROIFES Federação. Estão sendo programadas manifestações nas ruas e nos locais de trabalho das capitais e cidades do interior de todos os estados, além de um grande ato em Brasília. O objetivo é pressionar o governo Bolsonaro que terá, a partir de 16 de março, sete dias para atender às reivindicações dos servidores. Caso o Governo não abra mesa de negociação até 23 de março, as entidades decidirão sobre a realização de greve geral por tempo indeterminado para dar continuidade ao movimento.

A Diretoria da ADUFSCar reforçou a necessidade de, nestes próximos dias, analisar e compartilhar informações sobre a conjuntura nacional e local e sobre a construção das estratégias de luta de todas as diferentes categorias do serviço público federal. A partir disso, propôs como ações prioritárias para o próximo dia 16: a realização de uma Assembleia Geral da categoria para debater e deliberar sobre o indicativo de greve, se houver, e de uma nova plenária conjunta com o SINTUFSCar, APG-UFSCar e DCE Livre-UFSCar para debater a função social da Universidade.

Das proposições da/os presentes, foi encaminhado o levantamento de dados do impacto que a Universidade produz na economia das cidades que os campi estão instalados; a promoção de ações presencias que promovam a sensibilização da população acerca da importância da Universidade, em especial das atividades de extensão promovidas (quando as condições sanitárias forem favoráveis); a busca por parcerias com movimentos sociais, redes e canais que potencializem e deem visibilidade à luta da/os servidores.

 

Dia Internacional das Mulheres

Outro ponto de pauta debatido na AG pela/os presentes refere-se às atividades que marcarão o mês de luta das mulheres. A ADUFSCar, junto ao SINTUFSCar, promoverá uma série de ações para dar visibilidade e fortalecer a luta por um Brasil sem machismo, racismo, LGBTQIA+fobia e fome.

Na terça-feira, 08 de março, os Sindicatos participarão de um encontro com a Reitora, a Vice-Reitora e as Pró-Reitoras, mulheres que atuam na linha de frente da gestão da Universidade e que constroem o recém-criado GT Mulheres na UFSCar; o objetivo é debater, principalmente, as contribuições que as entidades podem dar à construção de políticas de igualdade de gênero na nossa universidade.

Na parte da tarde, a agenda será com vereadora/es que integram a Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores Públicos, na Câmara Municipal de São Carlos, visando apoio e visibilidade para a nossa Jornada de Lutas da Campanha Salarial Unificada dos Servidores Públicos Federais. Ambas as atividades são abertas e podem participar toda/os que tiverem interesse.

Além das ações já confirmadas para o dia 08/3, outras sugestões de atividades foram acolhidas pela diretoria e serão encaminhadas, como o debate relacionado ao sofrimento e às dificuldades das mulheres e famílias durante a pandemia. Outras atividades acontecerão ao longo do mês e a ADUFSCar reforça seu pedido para que suas/seus associadas/os enviem propostas sobre o tema para o e-mail: adufscar@adufscar.org.br

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo