Menu

Pesquisar
Close this search box.

ADUFSCar participa de Seminário da Carreira EBTT do PROIFES-Federação

ADUFSCar participa de Seminário da Carreira EBTT do PROIFES-Federação

Entre os dias 17 e 19 de novembro, o PROIFES-Federação realizou o II Seminário do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). O evento aconteceu na sede da ADUFRGS-Sindical, em Porto Alegre/RS. As/os docentes Maria Claudia Bullio Fragelli (UAC), Marcelo Godoy Domingues (Instituto Federal São Carlos) e o nosso vice-presidente, Marcos Soares representaram a ADUFSCar na atividade.

A conferência de abertura discutiu as políticas de valorização da Carreira EBTT e os avanços conquistados entre os anos de 2008 e 2014. O desafio, segundo os participantes, é a volta do diálogo para a retomada dessas conquistas.

No segundo dia do evento, a discussão foi no âmbito do contexto político, pedagógico e a saúde das/os docentes do EBTT durante e após a pandemia. Além de apontamentos acerca do adoecimento das professoras e professores da Educação Básica no Brasil, as regras da previdência também foram apresentadas. Outro tema debatido no mesmo dia pelas/os presentes foi a jornada e condições de trabalho, e reunião dos grupos de trabalho para elaboração de propostas com base no documento referência do II Seminário EBTT.

No sábado, dia 19, os temas “Valorização profissional” e “A carreira do EBTT e os desafios da educação” marcaram o último dia de debates do seminário.  As propostas para o futuro da Educação Básica, Técnica e Tecnológica das Instituições Federais Públicas de Ensino, elaboradas pelos grupos e aprovadas na plenária final do evento serão encaminhadas ao PROIFES para serem integradas à Agenda Política de Planejamento e Gestão Estratégico-participativa da Federação.

A cobertura completa de cada mesa de debates realizada no Encontro está disponível no site do PROIFES-Federação.

 

Foto/Informações: PROIFES – Federação

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo