Menu

Pesquisar
Close this search box.

ADUFSCar participa da Celebração do Centenário de Paulo Freire

ADUFSCar participa da Celebração do Centenário de Paulo Freire

Entre os dias 17 e 20 de setembro, a ADUFSCar participou da celebração do centenário do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, que aconteceu em Recife (PE). A presidenta do Sindicato, Fernanda Castelano Rodrigues e o vice-presidente, Marcos Soares, integraram a delegação do PROIFES – Federação, composta por 30 docentes. Durante os quatro dias de atividades, educadoras e educadores do Brasil, América Latina e do mundo discutiram, entre outros temas, um modelo político educativo alternativo à onde de privatização da educação, que está acontecendo no mundo todo.

Convocada pela Internacional da Educação para América Latina (IEAL), pela Rede Latino-Americana de Estudos sobre o Trabalho Docente (RED ESTRADO), pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e organizações parceiras, a celebração do Centenário Paulo Freire ocorreu de forma virtual em 2021, quando completou 100 anos em 19 de setembro. Devido à pandemia a celebração foi ampliada e neste ano a programação completa aconteceu de forma presencial.

No sábado e domingo, foi realizado o Encontro da Rede de Mulheres Trabalhadoras em Educação da Internacional da Educação para a América Latina, que debateu a participação feminina na política, os caminhos para o fim da violência contra mulheres no local de trabalho e a defesa da ratificação da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Também foram debatidos processos de construção de Políticas de Igualdade nas organizações sindicais.

Durante o ato político-cultural, que reuniu milhares de pessoas, representantes de entidades em defesa da educação dividiram o palco para falar sobre a importância histórica do momento. Representando o PROIFES, a presidenta da ADUFSCar lembrou dos desmontes que a cultura tem sofrido no país desde 2016 e defendeu uma Educação pública, gratuita, laica, inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada. “Chega de retrocessos! Um país que teve Paulo Freire como secretário de educação em São Paulo, vai virar o jogo e nós vamos avançar”, afirmou Fernanda Castelano Rodrigues.

Na segunda-feira, 19 de setembro, as atividades do Centenário de Paulo Freire ocorreram na Universidade Federal de Pernambuco, onde o patrono da educação fez a sua primeira graduação e também começou a dar aulas. Na data, que celebra seus 101 anos, educadoras e educadores enalteceram seu legado na Plenária Popular Mundial de Educação. O evento contou com falas de diversos representantes de entidades da África, Europa e América Latina.

O VI Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano encerrou a programação do evento, no dia 20, com debates e apresentação dos estudos realizados do trabalho docente no período da pandemia na América Latina.

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo