Menu

Pesquisar
Close this search box.

ADUFSCar completa 45 anos com resgate da memória e debate sobre o futuro

ADUFSCar completa 45 anos com resgate da memória e debate sobre o futuro

Hoje, 1º de fevereiro, a ADUFSCar completa 45 anos. São mais de quatro décadas de vida, atuando em defesa da democracia e pelo fortalecimento dos direitos das/os docentes. Em sua trajetória de lutas e resistências, o Sindicato se consolidou como espaço de debates e construção da defesa do movimento docente do Ensino Superior e EBTT.

A Associação de Docentes da Universidade Federal de São Carlos (ADUFSCar) foi fundada em 1978 para atender às demandas das professoras e professores, que mais tarde, com a fundação dos novos campi da UFSCar e com a incorporação da representação de docentes do campus de São Carlos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), passou a ser o Sindicato dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior de São Carlos, Araras, Sorocaba e Buri (SP).

Celebrar mais um ano do nosso Sindicato é um ato que resgata uma história de mobilizações, conquistas e memórias que precisam ser preservadas. A ADUFSCar tem cumprido um importante papel na defesa do Estado Democrático de Direito, dos interesses da categoria, do projeto de Universidade pública, gratuita, autônoma, democrática e socialmente referenciada, bem como na luta conjunta da classe trabalhadora por um Brasil melhor.

 

Memória e celebração

A Diretoria do biênio 2021-2023 está organizando uma série de ações e eventos para celebrar o aniversário da entidade ao longo do ano. Até o final de fevereiro, serão entregues às/os professoras e professores associadas/os, os planners produzidos especialmente para essa ocasião. Já nos próximos meses, a programação comemorativa inclui ato político com participação de ex-presidentas/es e diretorias da entidade; resgate do acervo histórico (objetos, quadros, imagens) para realização de uma exposição; revitalização e reforma da sede administrativa no campus São Carlos; e claro, comemoração festiva nas sedes da ADUFSCar.

 

O futuro em debate

Neste ano, que será decisivo para o futuro da entidade, a Diretoria dará continuidade ao processo de debate, escuta e deliberação sobre a questão da perda do registro sindical da entidade. Na Assembleia Geral de dezembro de 2022 foi aprovado calendário que prevê a deliberação por parte dos docentes filiadas/os em maio deste ano. Essa questão destaca o método de atuação desta gestão, pautada pelo princípio da prática democrática no que se refere às decisões da categoria, e o compromisso com a transparência e respeito às/os docentes que construíram e são parte da trajetória de lutas da nossa ADUFSCar.

 

Por mais longos anos de lutas e grandes conquistas, seguimos juntas e juntos, construindo uma ADUFSCar mais forte e democrática!

Mais lidas

plugins premium WordPress

Teste

Enviar mensagem
Olá 👋
Podemos te ajudar?
Pular para o conteúdo